[weglot_switcher]

Fique a saber que estratégias usar para conservar as iguarias das festas natalícias

Nozes, amêndoas, avelãs, passas de uva ou alperces compõem a mesa de Natal. Ao comprar, verifique se os frutos têm a casca intacta e não apresentam roturas, buracos ou manchas. Se os preferir sem casca e embalados, certifique-se de que estão soltos.
4 Dezembro 2019, 16h45

Todos os portugueses gostam de partilhar iguarias com a família e amigos. As tradições gastronómicas do Natal são diferentes de região para região, os bombons, os frutos secos, e o marisco correm as mesas de norte a sul. Oferecemos-lhe algumas pistas para escolher bem e conservar melhor estas iguarias.

Os bombons são uma oferta comum e também nunca faltam à mesa das famílias. O seu aspecto, nomeadamente o brilho do chocolate, é o principal.  Ao comer, deve sentir-se a crocância, o chocolate deve quebrar. Sentir que está bem homogéneo e bem aromatizado. Se os bombons estiverem embalados, deve-se ler cuidadosamente os ingredientes. O ideal é que tenham pelo menos cacau e manteiga de cacau.

Um aspeto esbranquiçado nos bombons é sinal de oscilações na temperatura. Não os deve comprar e, se o fizer, deve devolvê-los. Não se pode dizer que o produto está estragado, mas o sabor não é igual e já perdeu o brilho. Em casa, coloque os bombons num local seco e arejado.

Nozes, amêndoas, avelãs, passas de uva ou alperces compõem a mesa de Natal. Ao comprar, verifique se os frutos têm a casca intacta e não apresentam roturas, buracos ou manchas. Se os preferir sem casca e embalados, certifique-se de que estão soltos. A lei permite adicionar conservantes a estes produtos. Assim, veja no rótulo se não existe algum aditivo ao qual seja alérgico.

Em casa conserve-os em local fresco e ventilado. Guarde os frutos que não consumir dentro de um frasco fechado, para não secarem demasiado. Os alimentos mais gordos, como a amêndoa, rançam com facilidade, pelo que convém armazená-los no frigorífico.

Se comprar marisco vivo, coza-o assim que possível. Depois de cozinhado, guarde-o escorrido na zona mais fria do frigorífico, dentro de um recipiente. Consuma-o até dois dias ou guarde-o no congelador, no prazo máximo de meio ano.

Se decidiu comprar já congelado, não interrompa a cadeia de frio. Reserve-o para o fim das compras e use sacos isotérmicos. Leve-o o mais rápido possível para casa e coloque-o no congelador. Quando o alimento descongela, não pode ser congelado novamente.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.