Fisco vai ter acesso a dados de passageiros aéreos

A mega-base de dados ainda não está em funcionamento, mas o Gabinete de de Informação de Passageiros, que irá tratar a informação, já está a ser instalado. Finanças juntam-se à PJ, PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no acesso à informação.

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai ter acesso à base de dados com o registo de identificação de passageiros, que cruza informações como nomes e moradas, datas e trajetos das viagens aéreas, assim como meios de pagamento, noticia o jornal “Público“, na edição deste sábado.

A mega-base de dados ainda não está em funcionamento, mas o Gabinete de de Informação de Passageiros, que irá tratar a informação, já está a ser instalado, adiantou ao gabinete da secretária-geral do Sistema de Segurança, Helena Fazenda, ao matutino.

As Finanças juntam-se assim à PJ, PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no acesso à informação, cujo objetivo assinalam passa por prevenir e investigar suspeitas de terrorismo e outros crimes graves.

 

Recomendadas

Governo vai fazer auditorias de segurança aos estádios da I Liga

O ministro da Administração Interna disse hoje que nas próximas semanas vão avançar auditorias de segurança a todos os estádios da I Liga de futebol e que, no início da próxima época, só haverá jogos nos que tiverem condições.

Bartolomeo, primeira plataforma europeia em direção ao Centro Espacial Internacional

A Airbus garante que, com o seu lançamento em março, a Bartolomeo, construída na Europa, está destinada a tornar-se a primeira plataforma de pesquisa comercial a ser anexada ao Centro Espacial Internacional.

Coronavírus: Portugal equaciona fretar avião para retirar portugueses retidos em Wuhan

O Governo português quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan, cidade chinesa de onde é originário o coronavírus que matou já mais de 80 pessoas no país e entretanto colocada sob quarentena.
Comentários