[weglot_switcher]

FlixBus vai retomar operação em Portugal a partir de sexta-feira

De acordo com a empresa de transporte rodoviário de passageiros, a operação irá regressar gradualmente, em parceria com a Giromundo.
20 Maio 2020, 08h05

A FlixBus vai retomar a sua operação em Portugal, de forma gradual e com medidas adicionais de segurança, a partir de 22 de maio, próxima sexta-feira.

De acordo com a empresa, a operação irá regressar gradualmente, em parceria com a Giromundo.

“Depois de um período extraordinário causado pela pandemia do coronavírus, em que os portugueses praticamente deixaram de viajar devido às restrições adotadas, a FlixBus retoma gradualmente a sua atividade em cooperação com a Giromundo, empresa familiar da região norte. O primeiro autocarro regressa às estradas no dia 22 de maio e percorrerá o país desde Guimarães, Porto até Lisboa – os bilhetes já estão à venda a partir de 8,99 euros”, revela um comunicado da empresa.

A mesma nota informativa explica que, “para o regresso, a FlixBus introduziu um conjunto de medidas adicionais de segurança, de forma a aumentar a prevenção, higienização e desinfeção dos veículos, garantir adequada desinfeção
para passageiros e condutores, equipamentos de proteção sanitárias e alterações nos processos de embarque e de chegada. Adicionalmente, será obrigatória a utilização de máscara de proteção a bordo para todos os passageiros e condutores, e todos os veículos estarão limitados a dois terços de capacidade”.

“O bem-estar dos clientes, condutores, parceiros e trabalhadores da FlixBus é, e será sempre, a nossa principal prioridade. Para nos adaptarmos à nova realidade, criámos medidas sanitárias adicionais de forma a garantir um regresso às estradas mais seguro para os nossos condutores e passageiros. A operação será retomada de forma gradual, com processos simplificados, em resposta às necessidades dos portugueses no transporte de longa-distância.” disse Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha.

Segundo os responsáveis da FlixBus, “a operação será realizada em colaboração com a Giromundo, num modelo de parceria que prevê a utilização da plataforma da FlixBus para a venda de bilhetes e o apoio em todas as operações
de ‘marketing’ associadas ao serviço”.

Os primeiros autocarros da retoma do serviço da FlixBus percorrerão a rota Guimarães – Porto – Aveiro – Figueira da Foz – Lisboa.

Os bilhetes podem já ser adquiridos no ‘website’ e na ‘app’ da FlixBus ou nos pontos de venda parceiros a partir de 8,99 euros.

“Nunca foi tão importante preservar o modelo de parceria que temos com empresas locais e regionais, como a Giromundo, para oferecer um serviço de transporte em autocarros EURO-VI, confortáveis e com baixas emissões de gases. A FlixBus quer manter o compromisso de reforçar o investimento em Portugal, a nível económico e de recursos, mas estamos a aguardar que vários pedidos de autorização para novas linhas sejam aprovados pelas autoridades de transporte portuguesas desde janeiro”, acrescentou Pablo Pastega.

No passado dia 15 de março, a FlixBus suspendeu toda a operação internacional devido às restrições decretadas em consequência da Covid-19.

No final do ano passado, no seguimento da aprovação do decreto-lei 140/2019 de 18 de setembro, a empresa anunciou a intenção de expandir a operação em Portugal e submeteu já há alguns meses os pedidos de autorização.

“Atualmente, a FlixBus está a aguardar o parecer das autoridades competentes para avançar com o lançamento de uma rede doméstica, reforçando o compromisso de apoiar a mobilidade no país”, sublinha o referido comunicado, acrescentando que, “na semana passada, a Comissão Europeia publicou orientações específicas para o transporte
de autocarro, no entanto, sem nenhuma apreciação relativa à limitação da capacidade de passageiros”.

“Esta medida limita os operadores de linhas de autocarros. A FlixBus espera, à semelhança de outros países europeus, que a limitação de dois terços de capacidade nos transportes seja levantada em breve”, defendem os responsáveis da empresa.

A empresa garante que nesta retoma de atividade serão aplicadas novas medidas de proteção para a saúde dos passageiros e condutores a bordo, assegurando que os condutores da FlixBus serão equipados com ‘kits’ de proteção sanitária individual, que incluirão máscaras e luvas.

“Durante o processo de embarque, e sempre que se encontrarem a bordo, os clientes são obrigados a utilizar máscaras protetoras (ex.: máscaras comunitárias). O processo de embarque será agora realizado pela porta traseira e, para garantir um embarque sem contacto, será feita uma inspeção digital dos bilhetes. Além disto, todos os anúncios de boas-vindas e de chegada incluirão instruções de segurança e informação sobre os procedimentos preventivos a respeitar na viagem. As casas de banho permanecerão fechadas e serão feitas paragens adicionais durante a viagem; como modo de prevenção, também a venda de ‘snacks’ e bebidas a bordo estará suspensa”, garante a FlixBus.

No que respeita à limpeza e desinfeção dos veículos, “durante o embarque, será disponibilizado desinfetante para as mãos para os passageiros na porta traseira do autocarro”, enquanto “a limpeza dos veículos será realizada depois de cada viagem e de acordo com as orientações de segurança da Direção-Geral da Saúde”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.