FMI melhora previsões sobre Portugal e espera crescimento de 1,9% este ano

Projeção para 2020 também é revista em alta, embora a expectativa de desaceleração se mantenha. Portugal deve crescer 1,6% no próximo ano.

O FMI reviu esta terça-feira em alta as previsões sobre Portugal, antecipando que a economia cresça 1,9% este ano, em vez dos 1,7% projetados em abril.

No World Economic Outlook, a taxa de crescimento do PIB para 2020 também é alvo de uma melhoria,  embora a perpectiva de desaceleração se mantenha. Portugal deve crescer 1,6% no próximo ano, em vez de 1,5%.

Apesar de se manter a projeção de que a economia vai desacelerar  em 2020, Portugal é dos poucos países da Zona Euro em que as projeções de crescimento são alvo de uma melhoria.

O crescimento na região da moeda única é revisto em baixa nos dois anos, em larga medida devido ao desempenho menos positivo esperado da Alemanha.

Além de Portugal, apenas a Irlanda e a Lituânia vêem as suas perpetivas de crescimento serem revistas em alta quer para 2019 quer para 2020.

Desemprego em queda

O World Economic Outlook prevê também uma melhoria do mercado de trabalho em Portugal. Este o FMI antecipa que a taxa de desemprego anual fique em 6,1% em 2019, descendo para 5,6% no próximo.

O saldo da balança corrente deve ficar em terreno ligeiramente negativo nos dois anos (-0,6% em 2019 e -0,7% em 2020) e a inflação deve acelerar ligeiramente, passando de 0,9% este ano para 1,2% no próximo.

 

 

Ler mais

Relacionadas

FMI corta previsões de crescimento mundial para 3% este ano e 3,4% no próximo

Tensões comerciais, incerteza geopolítica, desaceleração dos mercados emergentes e baixa produtividade pressionam economia mundial, diz o FMI. Instituição liderada por Georgieva vê economias dos EUA e da China a crescerem menos este ano: 2,4% e 6,1%, respetivamente.

Travagem na Alemanha força FMI a cortar crescimento na zona euro: 1,2% em 2019

Organização antevê crescimento de 1,2% este ano e 1,4% no próximo, com impacto da desaceleração na Alemanha.

FMI melhora previsões sobre Portugal e espera crescimento de 1,9% este ano

Projeção para 2020 também é revista em alta, embora a expectativa de desaceleração se mantenha. Portugal deve crescer 1,6% no próximo ano.
Recomendadas

OCDE reitera sinais de abrandamento na zona euro, Alemanha e EUA

Em relação a Portugal, o indicador compósito avançado da OCDE manteve-se em setembro pelo terceiro mês consecutivo nos 98,9 pontos, mantendo-se assim abaixo dos 100 pontos desde novembro de 2018.

CMVM: Empresas demonstram falta de conhecimento sobre finanças sustentáveis

De acordo com o relatório divulgado pelo regulador do mercados sobre os fatores ‘ESG’, as 17 entidades envolvidas nessa consulta pública, entre as quais empresas e associações representativas do setor empresarial e financeiro e dos consumidores, sinalizaram dificuldades de “imprecisão e confusão conceptual” sobre o tema.

Lisboa e Porto concentram mais de metade do poder de compra em Portugal

Apenas em 32 dos 308 municípios portugueses, o poder de compra per capita é superior à média nacional.
Comentários