A Força Aérea Portuguesa (FAP) suspendeu as operações com os seus drones até estar concluída a investigação à aterragem forçada de um destes aparelhos ocorrida este sábado no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.
Em comunicado, a FAP informa que uma aeronave não tripulada (drone) sua, que operava a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, de onde havia descolado às 11:10 para uma missão de vigilância aérea na zona sul de Portugal, “realizou uma aterragem forçada” na zona do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, Setúbal, às 11:40.
“A aeronave foi dirigida para uma área isolada, não colocando em risco população ou habitações”, realça a FAP, que refere que “as causas do acidente já estão sob investigação do Gabinete de Prevenção de Acidentes da Força Aérea”.
Segundo a FAP, “até à conclusão” da investigação, “as operações com este tipo de aeronaves estão suspensas nas outras bases de operação (Lousã e Mirandela)”.
A FAP frisa ainda que, “nesta altura de maior risco, irá empenhar aeronaves tripuladas para a realização das missões de vigilância aérea e deteção de fogos”.
Em informações prestadas à agência Lusa na manhã de sábado, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal declarou ter registo da queda de um drone.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com