[weglot_switcher]

Forças Armadas com metade dos recrutas necessários

De acordo com os dados da Força Aérea, da Marinha e do Exército, apenas 3906 recrutas foram integrados nas forças de combate e defesa portuguesas, metade daqueles que são necessários.
13 Março 2017, 10h37

No ano passado, a Marinha não chegou a preencher metade das vagas que tinha disponíveis e, no caso da Força Aérea, apenas três quartos dos lugares ficaram ocupados, segundo os números oficiais das Forças Armadas portuguesas.

O número de candidatos às Forças Armadas está a diminuir, conforme confirmou o “Jornal de Notícias” na edição desta segunda-feira, mas ao que Ministério da Defesa indica a diminuição de candidatos não terá implicações nas operações em curso. Ao que o diário apurou, em causa está o facto de vários contratos não serem renovados.

Entre 2011 e 2014, fruto dos cortes no período de intervenção da troika, diversos militares viram os seus dias nas forças de combate e defesa terminados, aquando do termo do contrato que haviam assinado. Confrontado com esta situação, o Ministério da Defesa admite a introdução de contratos até 18 anos. O objetivo da equipa de José Alberto Azeredo Lopes é evitar a precariedade dos jovens militares das Forças Armadas portugueses. A medida vai ser proposta ao Governo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.