Os cinco clãs mais ricos de Portugal viram, na sua maioria, as suas fortunas aumentarem em 2024, segundo o ranking da Forbes. Somando as fortunas das cinco famílias, o top5 vale cerca de 15,8 mil milhões de euros.
O ranking distingue os 50 mais ricos de Portugal, cujas fortunas valem cerca de 45 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 17% do PIB português em 2023. Já o top10 perfaz uma fortuna de cerca de 24,2 mil milhões.
Com fortunas acima dos 300 milhões de euros, o top5 começa com uma fortuna superior a 1,7 mil milhões de euros e é liderado por mulheres.
O quinto lugar do top é ocupado pela família Alves Ribeiro, com uma fortuna de 1,770 milhões de euros, e cujos investimentos passam pelo grupo Alves Ribeiro. Segue-se, em quarto lugar, Nuno, Paulo e Cláudia Azevedo. Os donos da Sonae SGPS contam com uma avaliação de 2.383 milhões de euros.
O pódio abre com a família Soares dos Santos, detentora da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Jerónimo Martins, que têm uma fortuna de 2.942 milhões de euros. Apesar de ainda estarem no pódio, a família registou um decréscimo no seu património face ao ano passado.
A família Guimarães de Mello, cujos investimentos passam pelo Grupo José de Mello, CUF, Brisa e Bondalti, viu a sua fortuna crescer este ano, para 3.329 milhões de euros, e destronou a família Soares dos Santos.
Já o primeiro lugar permanece ao clã Amorim. As herdeiras de Américo Amorim, Fernanda, Paula, Marta e Luísa, são as mais ricas de Portugal, com uma avaliação de 5.400 milhões de euros e um portefólio de investimento do qual fazem parte a Galp e Corticeira Amorim.
A viúva, Fernanda Amorim, entrou também para o ranking da Forbes internacional, onde ocupa o 597.º lugar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com