[weglot_switcher]

Fórum hortofrutícola procura soluções para problema de falta de água em Odemira

Lusomorango e Universidade Católica promovem hoje em S.Teotónio uma amplo debate sobre novas fontes de água para o concelho. Jornal Económico é media partner.
21 Julho 2024, 14h30

A Sociedade Recreativa São Teotoniense, em São Teotónio, concelho de Odemira, voltou a abrir as suas portas esta sexta-feira ao Colóquio Hortofrutícola, promovido pela Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e tendo o Jornal Económico como media partner. A iniciativa, na sexta edição, enquadra-se no programa “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para Decidir, Planear para Agir”, que tem como objetivo refletir e produzir conhecimento para um sector agroalimentar mais sustentável, inovador e competitivo.

Joel Vasconcelos, diretor-geral da Lusomorango, diz ao JE que, o encontro de tem a ambição de constituir uma plataforma de reflexão, debate e apresentação de soluções inovadoras em torno de novas fontes de água que assegurem a disponibilidade deste recurso vital à produção de alimentos no futuro próximo. “Queremos analisar soluções concretas, considerando as especificidades da região e a necessidade de assegurar água para as diversas atividades económicas que garantem o desenvolvimento do território”, destaca. Neste âmbito serão apresentados dois estudos a que ajudarão a fazer luz sobre o problema da água que afeta a região. Uma sobre solução de transvases Alqueva – Santa Clara e o outro sobre a dessalinização de água do mar para fornecimento ao Perímetro de Rega do Mira.

O encontro junta especialistas da esfera política e autárquica, empresarial e académica. Ricardo Reis, da Católica, os consultores Jorge Froes e Miguel Sousa Prado, Carmona Rodrigues, e José Pedro Salema, presidentes do Grupo Águas de Portugal e EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, respetivamente, José Carlos Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Luís Mesquita Dias, presidente da Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur, e Gonçalo Santos Andrade, vice-presidente da CAP, estão em São Teotónio. O Governo pontifica na pessoa do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, e a Câmara de Odemira, através do seu presidente, Helder Guerreiro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.