[weglot_switcher]

“França: 5ª República está esgotada”. Veja “A Arte da Guerra”

Macron vai ganhando tempo ao ritmo vertiginoso da máquina de ‘triturar’ primeiros-ministros, até ao momento aparentemente inevitável em que a extrema-direita tomará conta do poder. Qatar e Ucrânia são outros destinos nesta viagem conduzida pelos comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.
Cristina Bernardo
11 Setembro 2025, 11h00

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

A França enfrenta uma das piores crises do pós-guerra, num quadro em que não há uma solução política no seio da Assembleia Nacional. O presidente Emmanuel Macron vai ganhando tempo ao ritmo vertiginoso da máquina de ‘triturar’ primeiros-ministros, até ao momento aparentemente inevitável em que a extrema-direita tomará conta do poder.

Poder é o que não falta ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a quem Donald Trump outorgou carta branca para fazer exatamente tudo o que lhe apetecer, em qualquer parte do mundo. Foi a vez do Qatar – e a dúvida é saber-se quando chegará a vez do Egipto.

Também vale a pena perguntar-se quando chegará a vez da paz na Ucrânia. Ninguém sabe a resposta, mas está claro para todos que não é para breve – até porque há bom dinheiro envolvido.

Tudo para ver no programa desta semana de “A Arte da Guerra”, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.