[weglot_switcher]

França bloqueia aquisição do Carrefour pela canadiana Couche-Tard

As ações da Carrefour caíram 6,92% para 15,46 euros depois do Governo de Macron ter manifestado oposição à oferta dos canadianos da Couche-Tard.
  • Polónia
18 Janeiro 2021, 17h24

As ações caíram quase 7% (-6,92%) depois de a empresa canadiana Couche-Tard ter abandonado a sua tentativa de aquisição da gigante de retalho francesa, na sequência do governo francês ter dito que vetaria o negócio devido às preocupações com a segurança alimentar.

A Couche-Tard desistiu da sua oferta de 16,2 mil milhões de euros pelo Carrefour perante a oposição do governo francês ao acordo, mesmo tendo as duas empresas dito que continuariam a trabalhar em oportunidades de parceria.

O analista da XTB Henrique Tomé refere numa nota divulgada esta segunda-feira, citando a Bloomberg, que “os políticos franceses não mudaram de opinião, mesmo apesar das garantias do fundador da Couche-Tard Alain Bouchard, de que iria gastar mil milhões no desenvolvimento da empresa, manter o emprego inalterado pelos próximos dois anos e que o grupo estaria listado no a Bolsa de Paris em paralelo com o Canadá”.

“A segurança alimentar é uma consideração estratégica para o nosso país e não se entrega apenas um dos grandes distribuidores franceses assim”, disse o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.

Já analistas do Citi, citados pelos media internacionais, admitem que ainda há uma chance de o Carrefour e de a Couche-Tard retomarem as negociações numa data posterior, enquanto permanece a possibilidade do Carrefour e do rival doméstico Casino examinarem um acordo de fusão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.