[weglot_switcher]

França incluída por Bruxelas na lista de países em vigilância orçamental

Bruxelas vai dar a conhecer a decisão esta terça-feira, no âmbito daquela que será a análise aos orçamentos apresentados por cada estado-membro para 2024. Nesta avaliação, Portugal está ao mesmo nível que a Alemanha.
21 Novembro 2023, 11h11

A Comissão Europeia colocou França na lista de países que estão sob vigilância por se encontrarem em risco de violar as regras orçamentais da União Europeia, de acordo com informação avançada pela Bloomberg.

O título internacional de economia destaca que Bruxelas vai dar a conhecer a decisão esta terça-feira, no âmbito daquela que será a análise aos orçamentos apresentados por cada estado-membro para 2024.

Detalha a Bloomberg que França não é o único país nesta situação sendo que, de acordo com a publicação, Bélgica, Finlândia e Croácia estão também sob vigilância por parte da Comissão Europeia.

Por outro lado, e tendo em conta as regras da União Europeia relativamente ao limite do défice, Portugal encontra-se no mesmo nível de países como a Alemanha, Países Baixos, Áustria, Letónia, Eslováquia e Luxemburgo, ou seja, no grupo de países que não têm o orçamento totalmente em linha com as regras orçamentais.

No Programa de Estabilidade 2022-2026 entregue no Parlamento, o Governo prevê que a dívida pública volte a baixar este ano para 120,8%. E atinja os 109,8% em 2024, ano em que, diz, assegura o Executivo, Portugal deixa o grupo de países mais endividados da UE. Trajetória é assegurada, diz, “na continuação da recuperação económica, alicerçada no elevado crescimento do investimento, em resultado do contributo do PRR, e numa evolução favorável das contas públicas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.