O Índice de Preços no Consumidor (IPC) de França aumentou no último mês do ano passado para 3,7% em termos interanuais, face aos 3,5% registados em novembro, de acordo com estimativa publicada pelo Instituto Nacional de Estatísticas francês.
“Este aumento da inflação seria devido à aceleração anual dos preços da energia e dos serviços”, explicou o instituto de estatística francês.
Da mesma forma, no último mês de 2023, o preço dos serviços aumentou 3,1% em termos homólogos, face a 2,8% em novembro, enquanto a indústria transformadora aumentou 1,4%, menos meio ponto percentual que no mês anterior.
Especificamente, o preço da energia aumentou 5,6% anualmente em dezembro, em comparação com o aumento de 3,1% em novembro. Por outro lado, os alimentos aumentaram 7,1%, seis décimas a menos, embora os alimentos frescos tenham aumentado o seu preço em 8,8%, em comparação com 6,6% em novembro.
O gabinete de estatística europeu vai publicar esta sexta-feira os números da inflação de dezembro para toda a zona euro, que deverão evidenciar uma recuperação da inflação face aos 2,4% registados em novembro, pondo fim a seis meses de quedas consecutivas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com