Frankfurt e Milão destoam do ‘verde’ europeu. Galp dispara 4% e anima PSI-20

Ainda assim, foi a tecnológica Novabase a liderar os ganhos na praça lisboeta, ao escalar 4,49% para 3,96 euros.

As bolsas europeias fecharam a sessão desta quarta-feira em terreno positivo, acompanhando a tendência nos mercados no outro lado do Atlântico. O PSI-20 também encerrou as negociações no ‘verde’, com uma subida de 0,66% para 5.029,71 pontos à boleia da valorização da Galp Energia, que disparou 4,22% para 9,98 euros.

Entre as cotadas com fortes subidas esteve ainda a EDP Renováveis, que subiu 2,30% para 19,53 euros. Segundo os analistas da XTB, os ganhos “poderão estar associados à decisão dos acionistas da empresa que aprovaram, na segunda-feira, em assembleia-geral, o pagamento de um dividendo de 8 cêntimos por ação para os próximos três anos, sendo que os recentes movimentos poderão impulsionar a recuperação nos títulos da empresa que fora iniciada no final do mês de março”.

Ainda assim, foi a tecnológica Novabase a liderar os ganhos, ao escalar 4,49% para 3,96 euros. A Ibersol subiu 3,96% para 5,78 euros.

No resto da Europa, só as bolsas de Milão e Frankfurt caíram. O índice alemão DAX deslizou 0,10%, o britânico FTSE 100 subiu 0,72%, espanhol IBEX 35 cresceu 0,68%, o francês CAC 40 avançou 0,40%, o holandês AEX somou 0,46% e o italiano FTSE MIB perdeu 0,13%. O Euro Stoxx 50 ficou marcado por uma valorização de 0,24%.

“Foco para a valorização dos preços de petróleo (+4%), após notas de que os inventários de crude caíram mais do dobro do que o previsto. De realçar que hoje às 19h00 o “Beige Book” da Fed traz o ritmo nos diversos quadrantes económicos nos Estados Unidos durante as últimas semanas”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado.

Recomendadas

Bitcoin volta a cair e vale menos 46% do que o recorde de abril

Alguns analistas apontam para o facto de as autoridades norte-americanas terem conseguido recuperar grande parte do resgate pago pela Colonial Pipeline, em bitcoin, ao Dark Side, o grupo de piratas informáticos que atacou o software que gere o oleoduto da empresa, segundo a “Bloomberg”.

PremiumBolsas europeias renovaram máximos históricos

A última quinzena de maio e o início de junho trouxeram renovação de máximos na Europa, mas em Wall Street já se começa a ver a lateralização.

Wall Street fecha semana no ‘verde’ com recorde do S&P 500

As tecnológicas destacaram-se nesta sessão. Já a Tesla deslizou 0,07% para 609,71 dólares pouco depois de ter revelado o seu novo modelo S Plaid, uma versão de ponta do sedan desportivo.
Comentários