A Freedom Holding Corp, que detém a corretora Freedom24, registou um aumento de 57% na receita do terceiro trimestre para o ano fiscal de 2025 e capitalização de mercado recorde de 9 mil milhões de dólares.
No trimestre encerrado a 31 de dezembro de 2024, a Freedom Holding Corp. registou receitas de 655,2 milhões de dólares, representando um aumento de 236,6 milhões, ou seja 57%, em relação ao mesmo período do ano passado.
“O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento das receitas de subscrição de seguros e ganhos líquidos sobre a negociação de títulos”, revela o grupo liderado por Timur Turlov.
O lucro líquido do trimestre foi de 78,1 milhões de euros, com resultados por ação de 1,32 dólares com base numa média ponderada de 59,4 milhões de ações em circulação. O total de ativos aumentou de 8,302 mil milhões de dólares para 9,135 mil milhões de dólares durante o mesmo período.
A base de clientes da empresa também cresceu significativamente. Até 31 de dezembro de 2024, a Freedom Holding Corp. atendeu 618 mil clientes de corretagem de retalho, 1,4 milhão de clientes bancários e 972 mil clientes de seguros, refletindo uma forte expansão nos seus principais segmentos de negócios.
A divulgação dos resultados coincidiu com um aumento da capitalização bolsista da empresa: as ações da Freedom Holding Corp., transacionadas no Nasdaq Capital Market, fecharam a 149,61 dólares na quinta-feira, 6 de fevereiro, elevando a avaliação da empresa a um máximo histórico.
A capitalização bolsista subiu 85% no último ano, revela o grupo. Desde a sua estreia no Nasdaq em outubro de 2019, o preço das ações da FRHC aumentou mais de dez vezes, refletindo um crescimento constante e o interesse dos investidores.
“O forte desempenho e o modelo de negócio da empresa foram reconhecidos pela agência internacional de classificação S&P Global Ratings. Em dezembro de 2024, a S&P elevou as classificações de crédito a longo prazo da Freedom Finance Europe Ltd – que opera sob a marca Freedom24 – e de três outras subsidiárias da Freedom Holding: Freedom Finance JSC, Freedom Finance Global PLC, e Freedom Finance Bank Kazakhstan JSC”, lê-se no comunicado.
“As classificações foram melhoradas de ‘B’ para ‘B+’, com a S&P a citar a sólida posição da holding no mercado de serviços financeiros do Cazaquistão, a sua presença crescente na Europa e a sua carteira de negócios diversificada, que abrange operações de corretagem, banca e seguros”, acrescenta.
Na Europa, “a Freedom24 continua a atrair um número crescente de investidores de retalho que apreciam a fiabilidade e a conveniência da sua plataforma de negociação. Acessível através de uma aplicação móvel e da Web, a plataforma oferece aos utilizadores acesso direto às bolsas de valores dos EUA, da Europa e da Ásia, permitindo-lhes negociar mais de um milhão de produtos financeiros, incluindo ações, opções e fundos negociados em bolsa (ETF)”.
A expansão da Freedom24 em toda a Europa é visível nos escritórios agora estabelecidos na Alemanha, França, Itália, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Grécia, Polónia, Bulgária e Chipre.
Para o futuro, a empresa planeia alargar ainda mais a sua presença na Europa com novos escritórios na Bélgica, Lituânia e Dinamarca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com