Uma dezena de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o país esteve em Lisboa para receber viaturas adaptadas, no âmbito do emblemático projeto Frota Solidária. Na entrega, realizada pela Fundação Montepio, foram entregues 10 viaturas, incluindo quatro veículos de nove lugares para transporte de passageiros e seis veículos adaptados para transporte especial, num valor total de 503.376 euros.
Criada em 2008, a Frota Solidária visa promover a mobilidade, inclusão social e combate ao isolamento e desertificação, através da atribuição de viaturas adaptadas a instituições que apoiam os públicos mais vulneráveis.
Ao longo de 17 anos, a iniciativa já atribuiu 280 viaturas, resultando numa devolução aproximada de 4,8 milhões de euros à sociedade civil, provenientes das consignações de IRS à Fundação Montepio.
Na cerimónia, Virgílio Boavista Lima, presidente da Fundação Montepio, salientou a importância da instituição em “combater as desigualdades sociais e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacando que o projeto ocupa uma posição central nas atividades da Fundação, apoiando as instituições sociais que atuam diretamente no terreno.
As instituições beneficiadas nesta edição atuam em diversas regiões do país, abrangendo sete capitais de distrito, de Norte a Sul, incluindo o Centro Social de Santa Cruz (Aveiro), a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (Braga), a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa (Bragança), o CACFF – Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (Castelo Branco), o NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (Faro), a Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente (Lisboa), a Santa Casa da Misericórdia de Loures (Lisboa), a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 (Vila Real), a Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul (Viseu) e a Santa Casa da Misericórdia de Beja (Beja).
A Frota Solidária é um projeto emblemático da Fundação Montepio no domínio da responsabilidade social, refletindo o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
O financiamento do projeto provém da consignação do IRS, permitindo que, sem custo adicional para os contribuintes, seja possível transformar impostos em impacto social concreto.
A Fundação Montepio recorda aos cidadãos que, ao preencherem a declaração de IRS, podem atribuir 1% à Fundação Montepio, utilizando o NIPC 503802808, sem qualquer encargo, permitindo o suporte a projetos como a Frota Solidária.
Além da Fundação Montepio, a iniciativa conta com parceiros essenciais, como a Lusitania Seguros, que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, e a Auto Ribeiro, responsável pela adaptação técnica dos veículos. A cerimónia de entrega, realizada no espaço atmosfera em Lisboa, contou com a presença de representantes do Conselho de Administração da Fundação Montepio, da Montepio Associação Mutualista, das empresas do Grupo Montepio e dos parceiros do projeto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com