[weglot_switcher]

Funchal Náutico 2021 arranca dia 7 de agosto e coloca a cidade na rota de excelência dos desportos de verão

Ao longo de sete semanas estão previstas para a Baía do Funchal uma dezena de atividades de cariz competitivo, a nível regional, nacional e internacional.
27 Julho 2021, 14h34

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhado pela Vereadora Dina Letra, que tem o pelouro do Desporto na Câmara Municipal do Funchal, apresentou esta terça-feira de manhã, 27 de julho, nos Paços do Concelho, a terceira edição do “Funchal Náutico”, um programa de atividades que vai decorrer entre 7 de agosto e 26 de setembro, congregando diversas iniciativas de mar promovidas pela Autarquia e por vários parceiros desportivos do concelho.

Miguel Silva Gouveia destacou que este evento “é o fio condutor” do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver junto das associações e das entidades que trabalham os deportos de mar na cidade, e onde pretendem, em conjunto, “demonstrar que o Funchal tem no mar a sua maior infraestrutura desportiva”.

Na organização do “Funchal Náutico 2021”, a Autarquia conta com o apoio do Clube Naval do Funchal, da Associação de Natação da Madeira, da Associação de Canoagem, da Associação de Surf, da Frente MarFunchal e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Ao longo de sete semanas estão previstas para a Baía do Funchal uma dezena de atividades de cariz competitivo, a nível regional, nacional e internacional, que segundo Miguel Silva Gouveia “afirmam o Município como palco desportivo de excelência, e promovem, igualmente, as valências de um estilo de vida saudável, da socialização, e do respeito mútuo entre pessoas”.

O autarca concluiu que “o objetivo da Autarquia com este evento é enaltecer a ligação da cidade e dos funchalenses ao mar através dos desportos náuticos, que são indissociáveis das nossas vivências na ilha. O Funchal é, hoje, uma Cidade Amiga do Desporto, reconhecida a nível nacional, e eventos como este são também uma oportunidade para a promoção da cidade e da Região enquanto destino privilegiado ao nível do turismo desportivo e de natureza”.

Assim sendo, no dia de arranque, sábado, dia 7 de agosto, a Associação Regional de Canoagem da Madeira e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior organizam a IV Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior. No sábado seguinte, dia 14 de agosto, a Associação Regional de Canoagem da Madeira organiza o Campeonato de Escolas de Canoagem.

No dia 21 de agosto, Dia da Cidade, realiza-se, na baía do Funchal, o Festival Náutico – Regata Dia da Cidade do Funchal, organizado pela Associação Regional de Canoagem da Madeira. De 20 a 28 de agosto, decorre a X Regata Internacional Transquadra – 1ª Etapa Madeira, organizada pelo Clube Naval do Funchal, que percorre os mares desde Marselha e L’Orient (França) até à capital da Região, ao passo que, no dia 22 de agosto, realiza-se a XXVI Prova de Mar José da Silva “SACA”, uma prova histórica da Associação de Natação da Madeira, com partida do Cais da Cidade e chegada ao Complexo Balnear da Barreirinha.

No dia 4 de setembro, decorre na baía da cidade o Campeonato Regional de SUP Race, organizado pela Associação de Surf da RAM e, na semana seguinte, de 7 a 12 de setembro, o Clube Naval do Funchal organiza a Regata XXI Canárias, que percorre os mares desde Tenerife (Canárias) até ao Funchal. A 11 e 12 de setembro, a Associação de Natação da Madeira organiza, por seu turno, o Madeira Island Ultra-Swim (MIUS).

Finalmente, no derradeiro fim-de-semana de setembro, no dia 25, a Associação Regional de Canoagem da Madeira volta a organizar o Campeonato de Escolas de Canoagem, ao passo que, nos dias 25 e 26 de setembro, o Clube Naval do Funchal e a Associação de Surf da RAM organizam o Madeira Island SUP Challenge, encerrando com chave de ouro o “Funchal Náutico 2021”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.