[weglot_switcher]

Fundação Oriente abre candidaturas para programa de bolsas anuais

Criado em 1989, o programa apoiou até agora cerca de 950 estudantes, investigadores e artistas, com ênfase nas áreas ligadas às dinâmicas históricas, culturais e sociais entre Portugal e a Ásia.
4º – Fundação Oriente, 1988 – 262 milhões de euros
7 Janeiro 2026, 12h47

Decorrem até 31 de janeiro as candidaturas ao Programa de Bolsas Anuais da Fundações Oriente que promovem a formação avançada, a investigação académica e o estudo das línguas e culturas asiáticas e portuguesas.

Criado em 1989, o programa apoiou até agora cerca de 950 estudantes, investigadores e artistas, com ênfase nas áreas ligadas às dinâmicas históricas, culturais e sociais entre Portugal e a Ásia.

As candidaturas estão abertas em quatro vertentes: doutoramento, investigação, língua e cultura portuguesas e línguas e culturas asiáticas. As duas primeiras destinam-se sobretudo às áreas das Ciências Sociais e Humanas, dando-se prioridade a projetos relacionados com o estudo do acervo e coleções do Museu do Oriente. As bolsas na área das línguas promovem, por um lado, o estudo da língua e cultura portuguesas por candidatos oriundos de países asiáticos e, por outro, o aprofundamento de línguas e culturas asiáticas por candidatos portugueses.

“Testemunhos recentes sublinham o impacto duradouro das Bolsas da Fundação Oriente, não apenas na concretização de projetos académicos, mas também na construção de pontes culturais e na afirmação de carreiras ligadas à investigação, ao ensino e à criação artística”, refere a Fundação Oriente em comunicado enviado à nossa redação, salientando que muitos antigos bolseiros desenvolvem hoje a sua atividade em universidades, centros de investigação e instituições culturais, em Portugal e no estrangeiro.

As candidaturas decorrem exclusivamente online, através do site da Fundação Oriente, onde está disponível informação sobre critérios de elegibilidade, condições de atribuição e documentação necessária.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.