Amancio Ortega é o 9.º mais rico do mundo, e o primeiro de Espanha, segundo o ranking dos bilionários mundiais da Forbes Internacional. De acordo com a revista, o empresário espanhol tem uma fortuna avaliada em 106,7 mil milhões de euros.
O empresário fez a sua fortuna ao fundar o grupo de moda Inditex, que detém marcas como a Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Lefties.
Nascido às portas da guerra civil espanhola, em 1936, Amancio é o mais novo de quatro irmãos e não conseguiu terminar os estudos para começar a trabalhar e contribuir para o orçamento familiar.
Os primeiros passos do empresário no mundo da moda foram dados em 1963, quando abriu a confeções GOA, uma pequena loja para fazer vestidos. Mais tarde, em 1975, juntamente com a sua ex-mulher, Rosalia Mera, nasce a Zara, com a primeira loja a abrir na Corunha. O nascimento da Zara faz com que o empresário expanda de produtor a vendedor.
Dez anos depois as empresas ficam todas agregadas e cria-se o grupo Inditex. No final da década de 80 a marca expande-se para fora de Espanha, chegando a Nova Iorque e Paris, mas a primeira loja internacional abriu no Porto, em 1988.
Já na década de 90 as marcas Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka e Stradivarius juntam-se ao grupo Inditex. Entre 2000 e 2001 a empresa torna-se pública e entra para a bolsa de valores espanhola, ao mesmo tempo que lança mais uma marca, a Oysho.
No total o grupo conta com mais de 6,8 mil lojas espalhadas por 96 países. O grupo fechou o primeiro trimestre fiscal deste ano com um lucro líquido recorde de 1.305 milhões de euros e as vendas cresceram 1,5%, para 8.274 milhões de euros.
Em 2011 Amancio deixou a presidência do conselho de administração da empresa, contudo ainda detém cerca de 60% da empresa.
Para além do negócio do retalho, Amancio atua no mercado imobiliário, através da Pontegadea, empresa de Amancio que se dedica à gestão de ativos imobiliários e investimentos financeiros. As estimativas apontam para que o valor dos imóveis que o empresário tenha seja de cerca de 15 mil milhões de euros.
Mais recentemente a empresa adquiriu 49% da empresa britânica PD Ports, que administra 11 importantes portos no Reino Unido, incluindo o Teesport, um dos mais importantes do país.
Muitos destes imóveis estão alugados a empresas, nomeadamente a big techs, como a Amazon e Facebook.
A empresa Pontegadea detém ainda 12% da empresa portuguesa de energia REN, 10% da empresa espanhola de telecomunicações Telxius e 5% da operadora de gás Enagás.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com