[weglot_switcher]

Fundador do grupo Würth ocupa o 50.º lugar dos mais ricos do mundo

O empresário alemão, que fez a sua fortuna no setor da indústria, com a fundação do grupo Würth, viu o seu património aumentar face ao ano passado, no qual obteve uma avaliação de 29,7 mil milhões de euros.
7 Maio 2025, 07h00

Reinhold Wuerth, empresário alemão e fundador do grupo Würth, surge como a quinquagésima pessoa mais rica do mundo, de acordo com o ranking da Forbes. A sua fortuna está avaliada em 30,99 mil milhões de euros, um aumento significativo em relação aos 29,7 mil milhões de euros registados no ano anterior.

A trajetória de Wuerth no mundo dos negócios iniciou-se aos 14 anos, quando começou a trabalhar com o pai num pequeno negócio de parafusos. Após a morte do progenitor, Wuerth assumiu a gerência da empresa e, desde então, transformou-a no império que é hoje, presente em 84 países e com mais de 400 empresas sob o seu comando.

Com apenas 19 anos, Wuerth já liderava a empresa, que fechou o ano de 1954 com negócios na ordem de 80 mil euros. Desde então, o crescimento foi exponencial, com o grupo a gerar 17,1 mil milhões de euros em vendas em 2021. A primeira internacionalização da empresa ocorreu em 1962, com a entrada no mercado dos Países Baixos, e em 1974, Wuerth trouxe o grupo para Portugal, em colaboração com José Carlos Viana.

Durante 40 anos, Wuerth liderou o grupo até se retirar da posição de administrador em 1994, passando a ser presidente do conselho consultivo. Em 2006, a sua filha, Bettina, sucedeu-lhe na liderança da empresa.

Para além do seu sucesso empresarial, Wuerth é também um entusiasta das artes. Possui uma impressionante coleção com mais de 18.500 obras, incluindo peças de artistas renomados como Edvard Munch, Pablo Picasso e Alfred Hrdlicka. A sua primeira aquisição artística ocorreu em 1964, com uma pintura em aquarelas de Emil Nolde. Em 2001, Wuerth inaugurou o salão de Arte Würth em Schwäbisch Hall, um espaço dedicado à sua coleção.

Outra das suas paixões é a aviação, tendo exercido a presidência do aeroclube Künzelsau durante 25 anos. A vida de Reinhold Wuerth é, assim, marcada não apenas pelo sucesso nos negócios, mas também por um profundo envolvimento nas artes e na aviação, refletindo o seu espírito empresarial e a sua procura por novas experiências.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.