[weglot_switcher]

Fundadores da MSC são os 44.º mais ricos do mundo

Gianluigi e Rafaela Aponte surgem com uma fortuna de 33,9 mil milhões de euros. O casal conheceu-se em Itália na década de 60 e criou uma das maiores empresas de navegação do mundo.
14 Maio 2025, 07h00

O casal Aponte, Gianluigi e Rafaela, são os 44.º mais ricos do mundo, segundo o ranking da Forbes Internacional. Os fundadores de uma das maiores companhias de navegação do mundo, a MSC, têm uma fortuna de 33,9 mil milhões de euros.

Gianluigi iniciou a sua carreira como capitão, começando por operar ferry’s para passageiros no Mediterrâneo.

Os dois conheceram-se em Itália, mais precisamente na ilha de Capri, numa viagem realizada na década de 60, na qual Gianluigi era o capitão do navio.

A MSC- Mediterranean Shipping Company nasceu em 1970, em Bruxelas, com o capitão Aponte a comprar um pequeno navio, o MV Patricia.

A empresa foi crescendo e atualmente inclui uma linha de cruzeiros e serviço de ferry a passageiros. É operador líder em terminais, com a TiL, e opera em logística, com a MedLog.

A MSC está sediada em Geneva e conta com 900 navios que fazem 300 rotas e realizam 520 portos de escala. Tem ainda sete aviões e estão presentes em 155 países, com 675 escritórios e mais de 200 mil trabalhadores.

Atualmente, Gianluigi é o chairman, enquanto o seu filho, Diego Aponte, é o presidente do grupo. Em 2022, a empresa terminou o ano com um lucro líquido de 36,2 mil milhões de dólares.

A empresa está presente em Portugal, tendo entrado na área da ferrovia, através da compra da CP Carga, agora MedWay.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.