[weglot_switcher]

Fusões e aquisições de empresas em Portugal movimentaram 9,5 mil milhões até setembro

O número de operações registadas até ao final do terceiro trimestre de 2021 foi de 361, o que representa um aumento de 25%, de acordo com os dados da Transactional Track Record e Datasite.
24 Outubro 2021, 12h58

O mercado transacional português registou, até setembro, 361 transações e movimentou 9,5 mil milhões de euros, sendo que, dos mais de 300 negócios, apenas 47% tiveram os seus valores revelados ao mercado, de acordo com o relatório mais recente divulgado pela plataforma tecnológico-financeira Transactional Track Record (TTR) e pela empresa de software de gestão de transações Datasite.

O número de transações registou assim um aumento de 25% no acumulado até ao terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020. Só no terceiro trimestre foram contabilizadas 141 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, por um total de 4,1 mil milhões de euros.

No entanto, houve uma diminuição de 38% do capital mobilizado nos primeiros nove meses deste ano.

Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, contabilizando 47 operações. Os Estados Unidos surgiram em segundo lugar, com 29 operações. As empresas norte-americanas aumentaram em 141% suas aquisições no mercado português, mobilizando 1,1 mil milhões de euros no período em análise. Já os britânicos fizeram 20 compras.

“As empresas portuguesas escolheram a Espanha como principal destino de investimento, com 19 transações. Seguido pelo Brasil e Reino Unido, com cinco operações cada”, lê-se no documento da TTR sobre o país.

Sem surpresas, o sector da tecnologia liderou no ranking como o mais ativo, com 68 transações, tendo o imobiliário ficado na segunda posição, com 53 operações, e o de financeiro (banca e seguros), como totalizou 39 transações, fixou-se no terceiro lugar.

“As aquisições estrangeiras no sector de tecnologia e internet aumentaram 176% em comparação ao mesmo período de 2020. Já em relação aos fundos estrangeiros de private equity e venture capital [capital de risco] que investem em empresas portuguesas, houve uma queda de 21% até setembro de 2021″, detalham os agregadores de informação transacional.

O deal do trimestre foi o registo do aumento de capital no valor de 177 milhões de euros da Greenvolt, no âmbito do IPO concluído pela empresa de energias renováveis da Altri. A apoiar a energética estiveram CaixaBank, Banco Santander, BNP Paribas, JB Capital Markets, Vieira de Almeida e PLMJ.

Ranking de assessores financeiros (valor e número de operações)

Goldman Sachs  – 1.683,40 milhões de euros
Barclays e Credit Suisse – 1.155,40 milhões de euros
Deloitte Corporate Finance – 528 milhões de euros
Goldman Sachs, Lazard, Banco Santander, Haitong Securities e BIG – 2 transações

Ranking de assessores jurídicos (valor e número)

Uría Menéndez – Proença de Carvalho – 3.134,39 milhões de euros
VdA –  3.035,80 milhões de euros
Cuatrecasas Portugal – 1.128,31 milhões de euros
SRS Advogados – 16 transações
Morais Leitão – 15 transações
Garrigues Portugal – 14 transações

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.