[weglot_switcher]

G20 aprova suspensão temporária da dívida aos países mais pobres

O Banco Mundial e o FMI classificam a iniciativa como “poderosa”, considerando que irá permitir uma “ação rápida”que permitirá proteger a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas mais vulneráveis. A medida já tinha tido o aval do G7, condicionada à aprovação do G20. 
15 Abril 2020, 16h44

O G20 aprovou esta quinta-feira a suspensão temporária da dívida dos países mais pobres durante a pandemia do novo coronavírus, anunciou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), após a reunião dos ministros das Finanças e dos bancos centrais.

“Congratulamo-nos fortemente com a decisão do G20 de responder ao nosso apelo para permitir que os países mais pobres do mundo que solicitem a tolerância para a suspensão do pagamento do crédito bilateral oficial a 1 de maio”, afirmaram David Malpass e Kristalina Georgieva, após o video-conferência integrada nas reuniões de Primavera do Banco Mundial e do FMI, que decorrem ao longo desta semana.

Os dois responsáveis das instituições classificam a iniciativa como “poderosa”, considerando que irá permitir uma “ação rápida”que permitirá proteger a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas mais vulneráveis. A medida já tinha tido o aval do G7, condicionada à aprovação do G20.

“O Banco Mundial e o FMI vão agir rapidamente para responder ao pedido do G20 de apoiarmos esta ação, trabalhando de perto com estes países de forma que façam o melhor uso desta linha essencial”, dizem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.