A conferência inaugural de “Ética e Independência em Auditoria”, da IESBA, terá lugar no dia 15 de setembro em Lisboa, no ISEG. Esta é a 1ª vez que o board do IESBA, presidido por Gabriela Figueiredo Dias (ex-presidente da CMVM), reúne em Portugal.
Como oradores a Conferência IESBA 2025 conta com Joaquim Miranda Sarmento (Ministro das Finanças) e Maria Luís Albuquerque (Comissária Europeia) na abertura e encerramento, respectivamente.
Mas também conta com José Ranito, Procurador Europeu (que em Portugal foi responsável por investigação de crime financeiro e pelo BES); com Pascal Saint-Amans, ex-diretor da área fiscal da OCDE, tido como referencial global na área; com Jean-Paul Servais, presidente da IOSCO (reguladores de mercados mundiais); com Lee White, CEO da IFAC (representa a nível global auditores e contabilistas); com Nandini Sukumar, CEO da World Federation of Exchanges (junta todas as bolsas); e com Panos Prodromides, Presidente do CEAOB, que junta os reguladores europeus de auditores. Luís Laginha da CMVM tb tem uma intervenção.
Os painéis visitam temas como IA (com líderes da EY e consultoria global) e investimento de Private Equity (com Grant Thornton UK).
O crime financeiro; o governance; a incerteza económica e regulatória, serão também abordados, segundo fonte oficial da International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com