Galp e BCP desanimam PSI-20 que acompanha perdas da Europa

A Jerónimo Martins está em contraciclo com uma subida de 2,55% para 14,86 euros, depois de anunciar que as vendas do grupo aumentaram 3,5% em 2020, atingindo os 19.293 milhões de euros.

As bolsas europeias perderam o fôlego e estão a negociar em terreno negativo a meio da sessão desta quarta-feira. O índice português também recua 0,75% para 5.088,49 pontos, penalizado pela queda de 2,04% da Galp Energia, para 9,32 euros, e de 3,35% do BCP, para 13 cêntimos.

A petrolífera tornou ontem público que nomeou um novo CEO: Andy Brown. No Parlamento, há hoje apreciação e votação sobre a audição dos ministros da Economia, do Trabalho e da comissão dos trabalhadores da empresa sobre encerramento da refinaria de Matosinhos e audições do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, do conselho de administração da petrolífero e do ministro do Ambiente sobre a mesma temática.

A Jerónimo Martins está em contraciclo com uma subida de 2,55% para 14,86 euros, depois de anunciar que as vendas do grupo aumentaram 3,5% em 2020, atingindo os 19.293 milhões de euros. A dona do Pingo Doce informou ainda que atribuiu prémio de 20 milhões de euros aos colaboradores por ocasião do Natal

“Apesar da severidade da situação e das medidas restritivas em Portugal, o Pingo Doce e o Recheio mantiveram uma forte dinâmica comercial e espírito de iniciativa, reforçando continuadamente a sua capacidade de mitigação dos efeitos negativos da pandemia”, esclareceu a retalhista, no relatório enviado à CMVM.

No resto da Europa, o sentimento é igualmente pessimista, com o índice alemão DAX a deslizar de 0,19%, o espanhol IBEX 35 a perder 0,23%, o italiano FTSE MIB a cair os ligeiros 0,04%, o britânico FTSE 100 a recuar 0,21% e o holandês AEX a desvalorizar 0,15%. Só francês CAC 40 sobe 0,03%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma queda de 0,15%.

“Ontem sessão de transição sem catalisadores, à espera do início da temporada de resultados empresariais nos Estados Unidos e da proposta fiscal de Biden, que será conhecida amanhã. Hoje prevemos uma recuperação das bolsas, pois os resultados empresariais que começarão a ser publicados nos EUA com alguma intensidade a partir de amanhã, devem contribuir pela positiva para a sessão”, referem os analistas do Bankinter.

Portugal já paga taxa negativa para vender dívida a 10 anos

Ler mais

Recomendadas

PremiumAções e ‘commodities’ em máximos

Os três principais índices de Wall Street registam consecutivos máximos históricos, reflexo do novo pacote de estímulos de Biden e das expetativas de recuperação espelhadas na forte procura de matérias-primas.

Morreu o CEO da Explorer, Rodrigo Guimarães

Rodrigo Guimarães tinha 58 anos e era o CEO da Explorer, gestora de fundos de private equity e do Fundo Discovery que integrou ativos de turismo que saíram do balanço dos bancos. Fez carreira no mercado de capitais e foi um dos fundadores da corretora Midas.

Moody’s diz que África subsaariana tem “desafios económicos severos” em 2021

A agência de notação financeira Moody’s alertou hoje que a África subsaariana vai enfrentar “desafios económicos severos” este ano devido à crise agravada pela pandemia de covid-19, com a dívida pública a subir para 64%.
Comentários