Um consórcio liderado pela Galp encontrou “sinais preliminares de presença de hidrocarbonetos” no poço Mopane-1x, ao largo da Namíbia.
A informação foi avançada esta terça-feira, 2 de janeiro, em comunicado da Galp à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). De acordo com o comunicado, a atividade de exploração deste poço arrancou a 17 de novembro do ano passado.
Nesta mesma exploração foram encontrados sinais de hidrocarbonetos, um composto existente no carvão, gás natural e petróleo. A apresentação de primeiros resultados desta exploração tinham sido apontados para 2025.
“Os trabalhos de perfuração e aquisição de dados estão em andamento, tornando prematura qualquer conclusão antes de as operações estarem concluídas e os resultados avaliados”, indica a empresa.
A Galp detém uma participação de 80% nesta exploração petrolífera na Namíbia, complementada por 10% da Namcor e 10% da Custos. Tratam-se de quase dez mil km2 na bacia de Orange.
Pelas 14h15, as ações da Galp valorizavam 2,25% para 13,64 euros, um desempenho que pode refletir algum entusiasmo por parte dos investidores em torno da descoberta anunciada esta terça-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com