[weglot_switcher]

Galp Solar e PcComponentes assinam acordo para instalar painéis fotovoltaicos para famílias e empresas

Uma casa com gasto médio de 100 euros mensais de energia pode poupar até 500 euros anuais na fatura da eletricidade, diz a Galp Solar.
30 Novembro 2022, 17h09

A Galp Solar e a PcComponentes assinaram um acordo para a instalação e comercialização de painéis fotovoltaicos através da plataforma de e-commerce ibérica, naquela que é mais uma iniciativa para impulsionar a adoção de energias renováveis.

A parceria para Portugal e Espanha pretende estender o acesso de famílias e empresas a sistemas individuais de autoconsumo de eletricidade gerada a partir do sol, avança a Galp.

“Num tempo de subida generalizada dos preços, da habitação à alimentação, o autoconsumo oferece poupanças diretas na fatura energética, uma parcela que pesa nos orçamentos das famílias e das empresas”, salienta Alfonso Ortal, CEO da Galp Solar. “Este investimento representa ganhos em três frentes, onde o avanço tecnológico permite às empresas, às indústrias, famílias e comunidades de vizinhos, aumentarem os níveis de flexibilidade, ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente e poupam dinheiro”, conclui.

No comunicado a Galp Solar e a PcComponentes dizem que “levam o autoconsumo fotovoltaico a pessoas e empresas através de projectos chave-na-mão”.

“Com um rápido retorno de investimento inicial, o ativo tem uma vida útil de 25 anos mas é amortizado em apenas cinco. Isto significa que a produção de energia em autoconsumo é gratuita durante 20 anos. A oferta vai além da instalação de painéis solares e passa também por soluções integradas como baterias. No futuro, serão adicionados outros produtos com o objectivo de optimizar o consumo de energia de cada cliente”, referem as empresas.

“Como especialistas em tecnologia e na prestação de um serviço de cinco estrelas aos nossos clientes, pretendemos continuar a oferecer-lhes inovação, especialização e as melhores soluções para as suas necessidades, também no campo da energia. Este acordo permitir-nos-á oferecer aos nossos clientes um consumo mais responsável através da Galp Solar e o apoio e confiança que temos no nosso ADN na PcComponentes”, diz no comunicado Alberto Bodeguero, Gestor de Serviços da PcComponentes.

“O autoconsumo solar é uma peça importante na construção de um novo modelo energético que aponta para a descarbonização da economia. E para além de se constituir como uma solução sustentável, o autoconsumo solar permite uma poupança significativa de dinheiro, num período marcado pela escalada dos preços da eletricidade”, defende a Galp que diz que ao instalar painéis solares, “estima-se que uma casa com um consumo médio de 100 euros/mês possa poupar até 500 euros/ano na sua fatura de energia”.

O impacto também se fará sentir no meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono em cerca de 900 kg de emissões de CO2 por ano, avança a empresa.

O comunicado revela que “a partir de hoje, a empresa espanhola de comércio eletrónico PcComponentes, com presença em Espanha e Portugal, dispõe de um espaço online dedicado ao autoconsumo fotovoltaico, nele os utilizadores podem descobrir, em três passos simples, o potencial dos seus telhados e ter uma estimativa do retorno do investimento deste tipo de instalação”, detalha o comunicado.

Para isso, “o website PcComponentes incorpora um simulador virtual que permite calcular em 25 segundos o número de painéis que melhor se adapta a cada utilizador, garantindo a maior poupança e rentabilidade possível da instalação”.

Também na nota a Galp Solar diz que “com o objetivo de facilitar o acesso a esta tecnologia”, apresenta soluções de pagamento à medida  e disponibiliza uma equipa de especialistas na gestão de candidaturas a programas de incentivo ao autoconsumo fotovoltaico. “Para que o processo decorra com a maior simplicidade e conforto, a empresa acompanha o cliente desde a pesquisa e análise dos incentivos locais e nacionais aos quais é possível concorrer até à apresentação da documentação”, refere o comunicado.

“Procuramos oferecer apoio personalizado durante todo o processo, desde a gestão de licenças até à monitorização e manutenção da instalação, o que favorece um maior nível de independência energética para o cliente durante os próximos 25 anos”, acrescenta o CEO da Galp Solar.

“Com a solução de autoconsumo fotovoltaico da Galp Solar, os clientes têm ainda a possibilidade de monitorizar a produção de energia em tempo real através de uma aplicação à qual podem aceder a partir de qualquer dispositivo, controlando e otimizando o desempenho dos seus painéis solares”, conclui a empresa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.