Os portugueses esperam gastar, em média, 392 euros neste Natal, o que representa um aumento de 10% em relação a 2023, segundo o estudo “Compras de Natal 2024” do IPAM.
Devido ao aumento dos preços, cerca de 42,6% dos consumidores planeiam reduzir os custos totais e 34,4% vão diminuir o número de presentes.
Os brinquedos para crianças até aos 12 anos são os presentes mais procurados, seguidos de roupa e calçado. Para adolescentes, as escolhas incluem roupa/sapatos (35%) e jogos eletrónicos (18%).
A alimentação típica de Natal também é importante, com 57% dos inquiridos a planearem gastar, em média, 120 euros em produtos da época.
O estudo revela que 27% dos consumidores fazem compras exclusivamente online, embora os centros comerciais ainda sejam populares, escolhidos por 21%.
Apesar das dificuldades económicas, o aumento do valor gasto reflete a pressão dos preços, com 58% dos inquiridos a identificar este fator como o principal motivo para o crescimento.
Mafalda Ferreira, coordenadora da licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM Porto, destaca a resiliência dos consumidores, que priorizam crianças e familiares diretos, ajustando as despesas para manter tradições.
O estudo indica ainda que 80% dos entrevistados recebem subsídio de Natal, com mais de metade a planear gastar 50% ou mais desse valor em compras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com