[weglot_switcher]

Pode a gata de Karl Lagerfeld herdar a fortuna de 170 milhões do estilista?

O falecido designer da Chanel e da Fendi não teve filhos, mas tinha uma gata que dizia ser o ”centro do mundo”.
20 Fevereiro 2019, 13h39

A gata de Karl Lagerfeld, Choupette poderá herdar 150 milhões de libras (171 milhões de euros) após a morte do estilista. A notícia está a ser avançada pelo jornal francês Le Figaro, que escreve que Choupette pode ter direito à fortuna do estilista, caso tenha sido nomeada como herdeira da fortuna, de acordo com a lei alemã.

Mas o estilista alemão residia em França, logo a lei a ser aplicada na leitura da herança é a lei francesa. Assim sendo, a gata Choupette não terá direito à fortuna. Apesar da gata ter um conta bancária em seu nome, em França não poderia tornar-se herdeira do estilista, por ser precisamente um animal.

No entanto, o Le Figaro avança com soluções alternativas sobre como poderia a gata herdar a fortuna indiretamente em França: caso Karl Lagerfeld designasse o próximo dono do animal. Assim, esta pessoa teria direito a uma parte da riqueza para assegurar o conforto de Choupette.

A situação seria diferente se Karl Lagerfeld vivesse nos Estados Unidos, onde a gata poderia herdar a fortuna do seu dono. Existem vários exemplos, como o do pastor alemão Gunther IV que herdou 328 milhões de euros em 1992 da condessa alemã Karlotta Liebenstein. Ou o caso da apresentadora Oprah Winfrey que pretende deixar 27 milhões de euros aos seus cinco cães, escreve o Le Figaro.

Ainda não está claro quem cuidará da gata Choupette agora, mas segundo o ”Independent” há rumores de que Brad Kroenig, a musa e modelo masculino do falecido designer, e o seu filho Hudson, de quem Lagerfeld é o padrinho, poderão ficar responsáveis pelo animal.

Ver esta publicação no Instagram

 

Happy #FathersDay Daddy @karllagerfeld. Thank you for bringing me into the (fashion) world. 😘

Uma publicação partilhada por Choupette Lagerfeld (@choupettesdiary) a

Choupette, de três anos e com uma conta de Instagram com mais de 189 mil seguidores, tornou-se num ícone na indústria da moda tendo participado em sessões fotográficas para grandes revistas.

Segundo o falecido designer, numa entrevista em 2015 ao ”The Cut”, Choupette era o gato “mais famoso” e “mais rico” do mundo depois de ganhar 3 milhões de dólares por ter participado num anuncio para uma construtora alemã e noutro para uma linha de coméstica japonesa. A revista ”InStyle” afirma que a gata tem um estilo de vida luxuoso, tendo duas empregadas domésticas, um iPad e direito a uma manicura semanal.

Tal era o amor de Lagerfeld pela gata que ele próprio disse à ”CNN”, em 2013, que se fosse legal, casaria com a felina de olhos azuis, ”ainda não há casamento entre seres humanos e animais”, lamentou. “Nunca pensei que me apaixonaria assim por um gato.”

Lagerfeld faleceu ontem, em Paris aos 85 anos e foi diretor criativo da Chanel por mais de três décadas. A causa da morte ainda não é conhecida, embora o jornal francês tenha informado que Lagerfeld tinha estado “fraco por muitas semanas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.