[weglot_switcher]

Generali compra Tranquilidade e AdvanceCare e nomeia Pedro Carvalho para CEO

A operação foi fechada depois de o Grupo Generali ter obtido a aprovação de todas as entidades reguladoras e autoridades da concorrência. Pedro Carvalho passa a ser o presidente de todas as seguradoras em Portugal e reportará diretamente a Jaime Anchústegui, CEO Internacional do grupo italiano.
8 Janeiro 2020, 15h17

A seguradora italiana Generali finalizou hoje a aquisição de 100% da Seguradora Unidas (que detém a Tranquilidade e a Açoreana) e da prestadora de serviços de saúde AdvanceCare depois de ter obtido a aprovação de todas as entidades reguladoras e autoridades da concorrência.

Além disso, Pedro Carvalho, que era o vice-presidente da Tranquilidade em Portugal, assume a presidência de todas a seguradoras detidas pelo grupo italiano no mercado português e reportará diretamente a Jaime Anchústegui, CEO Internacional da Generali.

Pedro Carvalho é nomeado Presidente Executivo das companhias seguradoras do Grupo em Portugal (Generali Vida, Generali Seguros e Seguradoras Unidas). Mas nas seguradoras AdvanceCare e Europ Assistance fica apenas como Chairman, já que essas duas companhias terão um CEO, sabe o Jornal Económico.

O CEO internacional do grupo italiano, numa carta enviada aos colaboradores da Generali, com data de hoje, disse que “o processo para unir todas as companhias seguradoras em Portugal começa hoje”.

“Com a perspetiva de um maior nível de integração e de uma gestão eficiente da Generali Portugal e da Seguradoras Unidas, vamos introduzir algumas mudanças importantes no modelo de governo. A mais notória é a nomeação do Pedro Carvalho como Presidente Executivo das duas entidades”, disse Jaime Anchústegui.

Fica assim fechada a operação que tinha sido anunciada no passado dia 18 de julho de 2019, dia em que foi oficializada a compra da Seguradora Unidas e da AdvanceCare por 600 milhões de euros – 510 milhões pela primeira e 90 milhões pela segunda – ao fundo Apollo Global Management.

Com esta nova aquisição, a Generali terá agora uma posição de liderança em Portugal.

A “Generali finalizou a aquisição em Portugal de 100% da companhia Seguradoras Unidas e da prestadora de serviços de saúde AdvanceCare à Calm Eagle Holding e Calm Eagle Parent Holdings II, entidades detidas maioritariamente por fundos de investimento geridos por subsidiárias da Apollo Global Management”, revelou a seguradora italiana em comunicado enviado às redações.

“A Generali recebeu as aprovações requeridas de todas as entidades reguladoras e autoridades da concorrência e, em consequência, completou a transação anunciada em 18 de julho de 2019”, lê-se na nota.

 

Nova gestão da Generali anunciada

Jaime Anchústegui na carta aos colaboradores da Generali anunciou mudanças no modelo de governo sendo que “a mais notória é a nomeação do Pedro Carvalho como Presidente Executivo das duas entidades”, vincou.

A informação é divulgada um dia depois de o Jornal Económico ter noticiado a saída de Jan de Pooter do cargo de CEO da Tranquilidade.

Pedro Carvalho era o vice-presidente da Tranquilidade e será apoiado por um comité de gestão executivo composto por quatro gestores seniores que irá liderar a Generali Portugal e a Seguradora Unidas.

Além de Pedro Carvalho, integram ainda o comité executivo o antigo presidente da Generali Portugal, Rogério Dias (ex-presidente da Generali Portugal),  que foi nomeado chief distribution officer, ou seja administador com o pelouro comercial. José Nogueira assume as funções de chief operating officer, Stefano Flori será o chief financial officer e João Barata passará a chief insurance officer.

Jaime Anchústegui referiu também que o departamento de recursos humanos passará a ser liderado pela antiga responsável dos recursos humanos da Seguradora Unidas, Gilda Raposo “a partir desta data”. Quanto às restantes funções, o CEO internacional do Grupo Generali afirmou que a respectiva “harmonização” será “implementada gradualmente nas próximas semanas e meses”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.