[weglot_switcher]

Generali e Natixis negoceiam parceria para gigante europeia da gestão de ativos

O acordo surge em plena consolidação do setor, impulsionada pela necessidade de aumentar a escala operacional e as margens.
26 Novembro 2024, 11h02

Os franceses da Natixis e os italianos da Generali estão numa fase inicial de negociações que podem resultar na fusão das unidades de gestão de ativos das duas instituições financeiras europeias.

De acordo com o Financial Times, que avançou com a notícia, a Assicurazioni Generali Spa e a Natixis Investment Managers iniciaram contactos preliminares para uma possível parceria na gestão de ativos

A concretizar-se, este acordo poderá criar um gigante europeu com mais de dois biliões de euros em ativos sob gestão, combinando 1,3 biliões de euros da Natixis com 843 mil milhões de euros da Generali, escreveu o italiano Il Sole 24 Ore na terça- feira.

Aparentemente nenhuma das empresas quer vender o negócio, mas mostram abertura para a criação de uma nova gestora de ativos.

Os termos do acordo permanecem incertos, variando desde uma aliança industrial até esquemas empresariais mais complexos.

O acordo surge em plena consolidação do setor, impulsionada pela necessidade de aumentar a escala operacional e as margens. As negociações envolvem gestores importantes, incluindo Tim Ryan, atual CEO da Natixis e ex-associado do CEO da Generali, Philippe Donnet.

A indústria europeia de gestão de ativos, caracterizada pela pressão das margens e pelo aumento da concorrência, poderá beneficiar desta sinergia, reforçando a posição de ambos os grupos no mercado.

Ao mesmo tempo, outros intervenientes na indústria estão a reorganizar os seus negócios.

A Allianz, por exemplo, está a estudar opções para aumentar o valor da Allianz Global Investors, enquanto a Natixis vendeu recentemente a MV Credit ao grupo Clearlake Capital, com sede na Califórnia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.