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Google abre nova ronda de financiamento a projetos na imprensa

Fundo de inovação Digital News Iniciative tem 150 milhões de euros para apoiar iniciativas inovadoras de jornalismo.
3 Fevereiro 2017, 09h00

O fundo Digital News Initiative  (DNI) vai abrir uma nova ronda de candidaturas a projetos de inovação de comunicação social, entre março e meados de abril deste ano. O anúncio foi feito esta semana por Ludovic Blecher, responsável pelo fundo da Google, durante uma visita a Lisboa.

Esta será a terceira ronda de financiamento ao abrigo desta iniciativa do gigante tecnológica norte-americano.  O DNI foi criado pela Google em abril de 2015 e pretende investir 150 milhões de euros em projetos de inovação em jornalismo na Europa.
Numa sessão de esclarecimentos sobre o fundo, esta quarta-feira, Ludovic Blecher pormenorizou como funciona o DNI. O fundo da Google conta com mais de 160 membros da indústria europeia de notícias e está focado em três pilares: produtos, investigação e formação e o financiamento de novas abordagens jornalísticas.

O financiamento está dividido em três categorias. A primeira é a dos protótipos, onde os subsídios podem ir até 50 mil euros. A segunda corresponde a projetos médios, que podem ser financiados até 300 mil euros. A terceira corresponde a grandes projetos e implicam financiamento superior a 300 mil euros.

Projectos colaborativos são “bem vindos”, frisou o responsável do fundo, acrescentando que o impacto do projeto no ecossistema europeu de notícias é também valorizado. Contudo, “os projetos têm de ser exequível. Não somos venture capital”, clarificou o responsável.

A Google não atribui o dinheiro logo no início. Para cada projecto aprovado é assinado um contrato, com metas e prazos, e são desembolsados 30% das verbas. Depois é necessário comprovar que os objetivos e os passos estão a ser cumpridos, para que as verbas remanescentes sejam libertadas. “Não há um rácio de apoios por país”, explicou, frisando, contudo, que  Portugal está com um bom desempenho a nível de candidaturas.

Na ronda anterior de financiamento – a segunda, levada a cabo no final do ano passado –, a Google escolheu financiar 124 projetos em 25 países europeus. O fundo de inovação atribuiu 1,58 milhões de euros a seis projetos de jornalismo digital portugueses. Dois projetos financiados eram do jornal Público e da Plataforma de Meios Privados, na categoria de grandes projetos. O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC) também conseguiu verbas, tal como o JornalismoPortoNet, Media Inovation Labs (MIL), da Universidade do Porto. Em ambos os casos,  o financiamento foi para projetos protótipos.

Em termos individuais, e também com protótipos, Ricardo Lafuente e Alberto Pereira também conseguiram verbas, também na categoria de protótipos.

Na primeira ronda de finaciamento, anunciada no início de 2016, os projetos portugueses também estiveram em destaque. Seis projectos nacionais receberam 1,8 milhões de euros: Público, Jornal de Notícias, Lusa e Observador estiverem entre os projectos apoiados. Nessa ronda inicial, a Google atribuiu 27 milhões de euros a 128 projectos.

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