[weglot_switcher]

Google lança hoje em Portugal sistema de IA generativa

Bard, concorrente do ChatGPT, está a partir desta quinta-feira disponível em 40 idiomas incluindo o português, informa a tecnológica.
13 Julho 2023, 09h05

A Google lança esta quinta-feira, 13 de julho, em Portugal o Bard, sistema de inteligência artificial (IA) generativa que vai concorrer com o ChatGPT, da Microsoft.

“A partir de hoje, o utilizador pode colaborar com o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo português, árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol” e “também é agora possível aceder ao Bard em mais locais, incluindo no Brasil e na Europa”, informa a tecnológica.

O Bard “baseia-se em informações da web para proporcionar respostas novas e de alta qualidade”, explica a Google, acrescentando que o sistema “permite colaborar com inteligência artificial generativa”.

Ao utilizar o Bard, a Google irá recolher dados como as “interações com o sistema, a localização, feedback e informação de utilização”, de forma a ajudar a empresa a “melhorar e desenvolver os produtos, serviços e tecnologias de machine learning”.

A tecnológica salvaguarda, no entanto, que “enquanto tecnologia experimental, o Bard poderá ocasionalmente fazer declarações imprecisas em resposta a comandos do utilizador”, pelo que, caso haja uma “resposta imprecisa ou que considere insegura, registe algum problema ou queira apenas deixar uma opinião há uma forma simples para o fazer”.

Acrescenta que o utilizador poderá “também escolher durante quanto tempo o Bard irá guardar a informação na sua conta Google”. Por defeito, a Google guarda a sua atividade com o Bard na sua Conta Google durante 18 meses, “mas o utilizador, caso o pretenda, poderá alterar esta definição para entre três e 36 meses”.

Para analisar a IA e compreender a opinião e as questões dos envolvidos no projeto, a Google diz ter trabalhado com “especialistas, decisores políticos e reguladores – incluindo autoridades de proteção de dados”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.