As empresas de tecnologia têm investido fortemente em centros de dados para devido ao boom da inteligência artificial e a Índia é um dos países preferidos pelas multinacionais ao nível das infraestruturas. “Este acordo ocorre após um ano de intensas discussões e esforços incansáveis e é apenas o começo”, disse o ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos indiano, Andhra Pradesh.
Assim, o Google investirá 12,9 mil milhões de euros para construir um novo centro de dados, investimento que será realizado ao longo dos próximos cinco anos e representará o maior centro fora dos Estados Unidos.
A área da Inteligência Artificial é considerada estratégica e o Governo da Índia já traçou o plano que pode trazer mais de 967 mil milhões de dólares à economia nos próximos 10 anos. O ministério da Eletrónica e das Tecnologias de Informação (MeitY) criou sete grupos de trabalho sobre este tema e o primeiro relatório foi divulgado em outubro deste ano, com alinhamento de recomendações.
Até 2030, a expectativa é que o mercado de Software as a Service (SaaS) no país valha mais de 1 bilião de dólares e 67% das transações já são digitais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com