[weglot_switcher]

Google vai investir 13 mil milhões de euros para construir centro de dados na Índia

Este será o maior investimento da tecnológica liderada por Sundar Pichai fora dos Estados Unidos.
14 Outubro 2025, 10h52

As empresas de tecnologia têm investido fortemente em centros de dados para devido ao boom da inteligência artificial e a Índia é um dos países preferidos pelas multinacionais ao nível das infraestruturas. “Este acordo ocorre após um ano de intensas discussões e esforços incansáveis e é apenas o começo”, disse o ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos indiano, Andhra Pradesh.

Assim, o Google investirá 12,9 mil milhões de euros para construir um novo centro de dados, investimento que será realizado ao longo dos próximos cinco anos e representará o maior centro fora dos Estados Unidos.

A área da Inteligência Artificial é considerada estratégica e o Governo da Índia já traçou o plano que pode trazer mais de 967 mil milhões de dólares à economia nos próximos 10 anos. O ministério da Eletrónica e das Tecnologias de Informação (MeitY) criou sete grupos de trabalho sobre este tema e o primeiro relatório foi divulgado em outubro deste ano, com alinhamento de recomendações.

Até 2030, a expectativa é que o mercado de Software as a Service (SaaS) no país valha mais de 1 bilião de dólares e 67% das transações já são digitais.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.