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Goparity ultrapassa os 50 milhões de euros investidos em projetos de impacto

Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, considera que “após o nosso melhor ano de sempre em 2024, onde ultrapassámos um milhão de euros em receita, estamos entusiasmados por superar os 50 milhões de euros investidos através da nossa plataforma – e sobretudo por se começarem a ver resultados da nossa aposta na América do Sul, em particular na Colômbia”.
11 Julho 2025, 12h21

A Goparity, plataforma de finanças éticas, atingiu o marco dos 50 milhões de euros mobilizados para projetos de impacto, através do investimento da sua comunidade, que conta com mais de 55 mil utilizadores registados.

Os projetos e empresas distribuem-se por 21 países diferentes em três continentes – Europa, América do Sul e África.

Portugal é o país que recebeu mais investimento, com um total de 25,7 milhões de euros; em segundo lugar surge a Colômbia, com 9,1 milhões de euros investidos, e Espanha fecha este pódio com 2,8 milhões de euros. Outras geografias onde foram financiados projetos incluem o Reino Unido, Equador, México, Itália, República Dominicana, Quénia, Peru, Dinamarca, Brasil, Estónia, Irlanda, Uganda, Canadá e Lituânia.

Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, considera que “após o nosso melhor ano de sempre em 2024, onde ultrapassámos um milhão de euros em receita, estamos entusiasmados por superar os 50 milhões de euros investidos através da nossa plataforma – e sobretudo por se começarem a ver resultados da nossa aposta na América do Sul, em particular na Colômbia”.

Desde a sua fundação em 2017, a plataforma soma já 409 projetos financiados nas áreas das energias renováveis, transição energética, economia azul, gestão sustentável da água e terra, economia social e uso responsável do solo. Destes, 129 empréstimos chegaram ao fim, tendo os investidores recebido a totalidade do seu capital (mais de 17 milhões de euros devolvidos) e juros.

Os 409 projetos financiados contribuíram para evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ por ano e tiveram um efeito positivo na vida de mais de 86 mil pessoas. Em 2024, uma campanha da Goparity tinha em média um objetivo de 220 mil euros. Em 2025, este valor aumentou ronda os 330 mil euros, revela a plataforma.

No futuro, embora esteja a financiar cada vez mais projetos de maior dimensão, a Goparity admite que quer continuar a financiar projetos de menor escala, de forma a reduzir as lacunas no acesso a financiamento de impacto, como parte da sua missão de democratização.

“O valor médio das nossas campanhas também aumentou, e acabámos de lançar a nossa maior campanha de sempre (1,2 milhões para financiar um não-opióide português para a dor crónica). Estas conquistas comprovam a maturidade do nosso produto, mas não perdemos de vista a missão de financiar projetos mais pequenos que de outra forma não teriam acesso a financiamento”, revela Nuno Brito Jorge.

No início do ano, a plataforma fechou uma ronda de financiamento de 2,9 milhões de euros. Este levantamento de capital, novamente sob a forma de equity crowdfunding, juntou investidores institucionais – liderados pela 3XP Global, através do seu Fundo de Impacto (Impact Innovation Fund), e acompanhada pela Mustard Seed Maze, Schneider Electric, Energy Access, Regenerative.eco e InvestEco Capital Corp – a mais de 800 investidores privados da sua comunidade via CrowdCube.

A startup tem a ambição de atingir 100 milhões investidos em projetos sustentáveis até ao primeiro trimestre de 2027 – reforçando a sua presença em Portugal, Espanha, Colômbia e Canadá (onde tem uma sucursal) e abrir novos mercados.

“Os interessados em investir nos projetos de impacto apoiados pela Goparity podem fazê-lo a partir dos 10 euros”, revela a Goparity.

 

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