O Ministério do Ambiente e da Energia anunciou, esta quarta-feira, que autorizou o financiamento de projetos destinados à proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, e de adaptação do país às alterações climáticas, no valor de 9,028 milhões de euros.
Segundo o Governo “este investimento, autorizado nos últimos dias de 2024 e financiado pelo Fundo Ambiental, que é tutelado pela Ministra Maria da Graça Carvalho, destina-se a iniciativas em todo o País, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente e para uma maior coesão territorial”.
“Este investimento estratégico visa promover a conservação de espécies e ecossistemas, a melhoria das condições de visitação e a gestão sustentável de recursos naturais, com especial atenção ao lince-ibérico. Por outro lado, destacam-se a diversidade e a abrangência dos projetos em causa, desde a gestão de áreas classificadas na Rede Natura 2000 até à sensibilização para a gestão da escassez hídrica, passando por financiamentos que asseguram soluções para desafios ambientais urgentes”, sublinhou o ministério.
Em causa está o financiamento dos seguintes projetos: “Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF): 3,3 milhões de euros; o Projetos de conservação da natureza e biodiversidade: 3 milhões de euros; o Planos de gestão de áreas da Rede Natura 2000: 300 mil euros”.
Além disso, às Câmaras Municipais foram atribuídos 2,2 milhões de euros, com destaque para o Município de Terras do Bouro, que, para “melhoria de condições de visitação e segurança em caminhos florestais”, recebe 1,5 milhão de euros, enquanto que o Município de Águeda fica com 700 mil euros para “prevenção e controlo do jacinto de água”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com