[weglot_switcher]

Governo avisa empresas que têm de manter postos de trabalho para receberem apoios

Na sua comunicação ao país, o primeiro-ministro deu praticamente como perdidos os próximos meses para a atividade económica em Portugal, colocando o ênfase no relançamento da economia nacional a partir de junho.
  • Omer Messinger/EPA
20 Março 2020, 23h17

O Governo avisou hoje as empresas que têm de manter os postos de trabalho durante esta crise provocada pela epidemia do coronavírus para poderem ter direito aos apoios concedidos pelo Estado.

“Aprovámos um conjunto de linhas de crédito para as empresas” que têm como condição a “manutenção de empregos”, afirmou hoje o primeiro-ministro. “É preciso criar as condições para as empresas manterem postos de trabalho”.

Durante o seu discurso na noite desta sexta-feira, António Costa sublinhou por diversas vezes a importância da manutenção dos postos de trabalho e do rendimento das famílias para ajudar o país a superar a quebra económica que se avizinha devido à paragem do país causada pela quarentena devido ao coronavírus.

“A medida mais eficaz é apoiar os rendimentos e garantir emprego, emprego, emprego. Garantindo emprego, estamos a garantir o rendimento das famílias”, disse António Costa.

O Executivo já tinha anunciado esta semana linhas de crédito destinadas às empresas no valor de três mil milhões de euros, assim como 6.200 milhões em isenções fiscais e contribuições sociais.

Na sua comunicação ao país, o primeiro-ministro deu praticamente os próximos três meses como perdidos para a atividade económica em Portugal, colocando o ênfase no relançamento da economia nacional a partir de junho.

“É fundamental chegar a junho em condições de poder encarar com confiança e preparar o relançamento da economia”, sublinhou o primeiro-ministro.

O Governo esteve reunido desde as 10h30 da manhã desta sexta-feira para aprovar as medidas de apoio social e económico para enfrentar a crise do coronavírus em Portugal.

Esta manhã, o primeiro-ministro manteve uma videoconferência com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o objetivo de “coordenar a resposta europeia” à pandemia do novo coronavírus.

Já ao final da tarde, António Costa saiu do Conselho de Ministros para se deslocar ao Palácio de Belém para uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Até ao momento, Portugal conta com um total de 1.020 casos positivos, mais 235 face ao dia de ontem, e seis vítimas mortais, segundo os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgados esta sexta-feira, 20 de março.

No total, foram registados 7.732 casos suspeitos e 850 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais de Covid-19.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/tudo-que-for-necessario-veja-aqui-as-medidas-anunciadas-hoje-pelo-governo-para-as-empresas-e-trabalhadores-independentes-561503

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.