[weglot_switcher]

Governo da Madeira assume compromisso de manter Horários do Funchal na esfera pública

O vice-presidente do executivo madeirense sublinhou que o plano de investimentos, para 2021, não deve ser alterado, sublinhando que, mesmo em pandemia, o executivo regional “não falhou” com o pagamento das indemnizações compensatórias.
8 Junho 2021, 09h16

O vice-presidente do Governo da Madeira, Pedro Calado, assumiu o compromisso de manter os Horários do Funchal, empresa de transportes públicos, na esfera pública, apesar da existência de um concurso internacional para a concessão do serviço público de transportes, durante a celebração dos 35 anos de existência da empresa.

O governante reforçou que o plano de investimentos, para 2021, não deve ser alterado, sublinhando que, mesmo em pandemia, o executivo regional “não falhou” com o pagamento das indemnizações compensatórias.

Pedro Calado disse ainda que o executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP tem sabido colocar o interesse comum acima das questões partidárias e que o objetivo “foi sempre trabalhar junto do povo, fazendo os investimentos que tínhamos de fazer, protegendo os empregos e as empresas e apoiando socialmente”.

Na cerimónia esteve ainda Rui Barreto, secretário regional da Economia, que lembrou que na Madeira, ao contrário do Continente, o executivo regional “nunca deixou de cumprir” com o pagamento das indemnizações compensatórias às empresas de transporte colectivo de passageiros, “garantido o pagamento dos salários e mantendo investimentos muito relevantes na renovação da frota automóvel”.

Rui Barreto sublinhou que os trabalhadores da Companhia de Carros de São Gonçalo “estão salvaguardados, apesar do Concurso Internacional de Transportes, pois serão reintegrados nos Horários do Funchal”.

Já o presidente do Conselho de Administração da HF, Alejandro Gonçalves, enalteceu os 547 trabalhadores da empresa, dizendo que sem estes os Horários do Funchal “não era a empresa que é hoje na Região Autónoma da Madeira”, acrescentando que estes são os “verdadeiros responsáveis pelo serviço prestado”.

Na cerimónia foram ainda homenageados 65 trabalhadores que cumpriram, 35 anos ao serviço dos Horários do Funchal. Foi ainda homenageado um trabalhador que salvou de um afogamento uma cidadã do Funchal, no temporal que assolou a capital madeirense no início deste ano, foi ainda concedido um louvor, a título póstumo, à colaboradora Teresa Passos que faleceu no ano passado.

A cerimónia contou ainda com a presença dos ex-presidentes dos Horários do Funchal – Ramiro Morna, Nuno Homem Costa e António Jardim Faria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.