O secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde afirmou esta terça-feira que o governo está a atualizar todas as questões de regulamentação na área da tecnologia, visando apropriar o país e a sociedade cabo-verdiana com soluções inovadoras.
Pedro Lopes falava à imprensa à margem do evento “Tecnologias de Futuro”, que teve lugar esta tarde, na Cidade da Praia, uma iniciativa da ISONE Information System, empresa líder no mercado cabo-verdiano na área das tcnologias de informação, em parceria com a Oracle Corporation, líder de tecnologia do mundo no sector público e em empresas privadas.
“Enquanto governo, saudamos essa troca de experiência entre empresas internacionais e as nossas empresas, como a ISONE, que está a fazer esta parceria e a concretizá-la com este evento onde apresenta soluções inovadoras ao serviço do país”, disse, salientando que a Oracle é uma marca internacional reconhecida e com experiência para oferecer as empresas cabo-verdianas.
Segundo o mesmo governante, Cabo Verde está a apostar nas infraestruturas e com os parques tecnológicos existentes, que em breve estarão ao serviço dos cabo-verdianos. Pedo Lopes fez saber que o país, que terá até ao final do ano a quarta geração (4G) de rede móvel a funcionar ao serviço dos cabo-verdianos e empresas, vai logo de seguida fazer experiência com o 5G, isso, visando antecipar as “tendências” e “simplificar os serviços aos cabo-verdianos”.
Na linha de ideia de inovação, o governante que apelou os cabo-verdianos a usarem o que está sendo feito no país, disse, contudo, que é preciso acompanhar as tendências mundiais.
Neste âmbito, defendeu que os temas a serem discutidos no evento são de “extrema importância e de muita utilidade” para o ISONE, pois, a empresa terá conhecimento para colocar ao serviço dos cabo-verdianos.
Para uma das responsáveis da ISONE, a engenheira Arlinda Peixoto, que considerou importante o debate “Tecnologias de Futuro” é preciso que as empresas cabo-verdianas acompanhem os desafios no domínio da inovação. “A Oracle vai ajudar as nossas empresas a enfrentar os desafios da tecnologia, visto tratar-se de uma empresa líder de tecnologia no mundo no sector público e em empresas privadas com uma ‘suite’ completa, aberta e integrada de tecnologia, aplicações, servidores e soluções de armazenamento”, disse.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com