As instituições de ensino superior já têm à sua disposição a linha de financiamento prometida pelo Governo em Conselho de Ministros para reforçar o número de camas em residências estudantis. O financiamento de 7,4 milhões de euros para o ano letivo de 2024/2025 foi publicado em Diário de República esta quinta-feira.
A 22 de agosto, o Conselho de Ministros aprovou as medidas que concretizam o plano ‘Tens Futuro em Portugal’, incluindo uma linha de financiamento que permite às universidades e institutos politécnicos celebrarem protocolos com entidades públicas, privadas e do sector social para garantir mais camas para os alunos deslocados.
Apesar da linha de financiamento ter o valor máximo de 7,4 mil milhões de euros, em 2024 os encargos desta despesa não podem exceder os 1,9 milhões de euros, enquanto em 2025 não podem ultrapassar os 5,5 milhões de euros.
Segundo os dados da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), na primeira fase foram colocados 50 mil alunos, sendo que por norma cerca de 120 mil alunos ficam a estudar fora de casa, tendo de arranjar um alojamento.
O problema do alojamento já tem vindo a ser reportado por muitos alunos e associações de estudantes, que enfrentam preços elevados para o arrendamento de quartos, com Lisboa a liderar os preços, chegando quase aos 500 euros.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com