Governo diz que já chegaram a Portugal mais 44 ventiladores vindos da China

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adianta ainda que nos próximos dias devem chegar a Portugal mais ventiladores em aviões fretados à TAP. Ventiladores foram comprados por 9,2 milhões de euros a pronto pagamento a 23 de março.

Lusa

O Governo anunciou esta sexta-feira que já chegaram a Portugal mais 44 ventiladores dos 500 ventiladores comprados à China em março. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adianta ainda que nos próximos dias devem chegar a Portugal, em aviões fretados à TAP, mais ventiladores e equipamento de proteção individual, como máscaras, luvas e fatos de proteção química.

“Já chegaram esta semana a Portugal, 44 ventiladores provenientes da China, 20 dos quais para o centro hospitalar do Algarve e os restantes de aquisição central e que chegarão em breve a diferentes unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, anunciou António Lacerda Sales, na habitual conferência de imprensa diária da Direção Geral da Saúde (DGS).

Os primeiros equipamentos chegaram a Lisboa nesta quinta-feira de madrugada num voo da TAP e, segundo o secretário de Estado, “durante as próximas semanas” vão continuar a chegar a Portugal aviões com ventiladores e material de proteção “cruciais para robustecer o nosso SNS”.

O material foi entregues na Embaixada de Portugal em Pequim no final da semana passada e, de acordo com o o embaixador português em Pequim, José Augusto Duarte, “serão precisos quatro voos, fretados à companhia aérea portuguesa TAP, para transportar os ventiladores e restante equipamento de proteção médica, incluindo máscaras, luvas ou fatos de proteção química, entre compras do Estado e doações de privados”.

Os 508 ventiladores comprados à China tiveram um custo de 9,2 milhões de euros, pagos a pronto pagamento a 23 de março.

Relacionadas

Portugal ultrapassa os 30 mil casos confirmados de Covid-19

A Direção-Geral de Saúde confirmou um total de 1.289 vítimas mortais da doença, no boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira.

Infografia | Covid-19: ponto de situação em Portugal a 22 de maio

Veja aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal, com os indicadores disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Recomendadas

Primeiro-ministro confirma convite a António Costa e Silva para coordenar Programa de Recuperação Económica

“O professor António Costa e Silva foi convidado pelo primeiro-ministro para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica”, referiu hoje o gabinete de António Costa, numa nota enviada à agência noticiosa nacional.

Presidente pede que não se passe do “8 para o 80” e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá dentro e lá fora”.

Marcelo Rebelo de Sousa: “Igreja deu um exemplo a todo o povo português”

No regresso às celebrações comunitárias, à entrada da missa de Pentecostes, na Sé de Lisboa, o Presidente da República recordou que “há regras, há distanciamentos, há que manter as máscaras durante toda a celebração, dure ela o que durar, e há que ter especiais cuidados na entrada e na saída”. Apelou igualmente aos jovens para que “não organizem festas com centenas de pessoas”.
Comentários