[weglot_switcher]

Governo diz que já chegaram a Portugal mais 44 ventiladores vindos da China

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adianta ainda que nos próximos dias devem chegar a Portugal mais ventiladores em aviões fretados à TAP. Ventiladores foram comprados por 9,2 milhões de euros a pronto pagamento a 23 de março.
  • Lusa
22 Maio 2020, 13h38

O Governo anunciou esta sexta-feira que já chegaram a Portugal mais 44 ventiladores dos 500 ventiladores comprados à China em março. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adianta ainda que nos próximos dias devem chegar a Portugal, em aviões fretados à TAP, mais ventiladores e equipamento de proteção individual, como máscaras, luvas e fatos de proteção química.

“Já chegaram esta semana a Portugal, 44 ventiladores provenientes da China, 20 dos quais para o centro hospitalar do Algarve e os restantes de aquisição central e que chegarão em breve a diferentes unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, anunciou António Lacerda Sales, na habitual conferência de imprensa diária da Direção Geral da Saúde (DGS).

Os primeiros equipamentos chegaram a Lisboa nesta quinta-feira de madrugada num voo da TAP e, segundo o secretário de Estado, “durante as próximas semanas” vão continuar a chegar a Portugal aviões com ventiladores e material de proteção “cruciais para robustecer o nosso SNS”.

O material foi entregues na Embaixada de Portugal em Pequim no final da semana passada e, de acordo com o o embaixador português em Pequim, José Augusto Duarte, “serão precisos quatro voos, fretados à companhia aérea portuguesa TAP, para transportar os ventiladores e restante equipamento de proteção médica, incluindo máscaras, luvas ou fatos de proteção química, entre compras do Estado e doações de privados”.

Os 508 ventiladores comprados à China tiveram um custo de 9,2 milhões de euros, pagos a pronto pagamento a 23 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.