[weglot_switcher]

Governo indica Ricardo Arroja para presidente da AICEP

Há mais quatro nomes propostos para a administração: Madalena Oliveira e Silva, Joana Gaspar, Francisco Catalão, Paulo Rios de Oliveira. “A nomeação de um novo presidente e novos administradores permitirá dotar o AICEP de uma nova dinâmica”, defende o ministério da Economia.
3 Junho 2024, 19h42

O Governo indicou esta segunda-feira o economista Ricardo Arroja para o cargo de presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, confirmando a notícia avançada pelo jornal online “Eco“. Há mais quatro nomes propostos para a administração: Madalena Oliveira e Silva, Joana Gaspar, Francisco Catalão, Paulo Rios de Oliveira.

O objetivo do Executivo é “dar novo impulso à agência”. “A nomeação de um novo presidente e novos administradores permitirá dotar o AICEP de uma nova dinâmica”, lê-se num comunicado enviado, ao final desta tarde, pelo gabinete do ministro da Economia.

Os cinco nomes, indicados para um novo mandato com a duração de três anos, serão submetidos à avaliação (não vinculativa) da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

“A nova liderança, uma vez aprovada, estará alinhada com o desígnio de robustecer o papel da diplomacia económica e de reforçar os laços entre a agência e as embaixadas portuguesas, a rede de câmaras de comércio e indústria portuguesas e o Conselho da Diáspora”, considera o Ministério da Economia, tutelado por Pedro Reis.

Licenciado em Gestão pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências da Administração pela Universidade do Minho, Ricardo Arroja tinha as funções de docente convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, embora tenha também desempenhado vários cargos de administração e fiscalização de empresas, trabalhado como consultor em temas relacionados com finanças e banca e sido advisor de organizações como OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e OIT (Organização Internacional do Trabalho) em matérias de políticas públicas.

A indicação da nova administraçã surge após a dissolução do conselho de administração da AICEP, até então liderado por Filipe Santos Costa, que terá recebido uma carta do Governo esta manhã e decidiu, de seguida, convocar uma reunião da comissão executiva para anunciar a saída.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.