[weglot_switcher]

Governo lança nova campanha pela eliminação da violência contra as mulheres

“Vamos ganhar a luta contra a violência” é o mote da campanha, promovida pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. “Apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência contra as mulheres”, destaca.
19 Novembro 2018, 18h19

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o qual será assinalado no próximo domingo, 25 de novembro, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, lança a partir de amanhã a campanha #VamosGanharALutaContraAViolência, em conjunto com a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a Associação Plano I, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM), a União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/femicidio/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”132″ slug=”femicidio” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/femicidio/thumbnail?version=1536943583226&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]”Bastaria uma vítima para nos inquietar, mas verificaram-se mais de 26 mil ocorrências de violência doméstica em 2017 e já 21 homicídios de mulheres em 2018, em Portugal, para além das situações que continuam invisíveis. Neste sentido, a campanha apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência contra as mulheres”, salienta a secretária de Estado, através de comunicado.

“Queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encetar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento”, defende Monteiro, realçando que “a violência doméstica é crime público”.

 

 

A partir de amanhã, dia 20 de novembro, através de uma rede de parcerias com a RTP, SIC, TVI, Cofina Media, Global Media Group, Grupo Renascença Multimédia, NOS Cinemas, AHRESP, Grupo Barraqueiro, Galp, Metro Lisboa e Porto, a campanha será difundida ao nível nacional e em diversas plataformas. Inclui um vídeo que entretanto já está disponível no canal da CIG no YouTube.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.