[weglot_switcher]

Governo prepara dois novos escalões de IRS

Medida está a ser ponderada para alívio fiscal da classe média. Mas depende do englobamento dos rendimentos prediais no IRS avançar em 2020.
15 Novembro 2019, 07h53

O alívio fiscal para a classe média está a ser apontado como uma prioridade do Governo para os próximos orçamentos do Estado. E poderá chegar em 2020, com a criação de dois novos escalões de IRS através do desdobramento dos atuais 5.º e 6.º escalões para garantir a descida do imposto que recai sobre o rendimento das famílias, revelaram ao Jornal Económico fontes próximas às negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado (OE) de 2020, que arrancaram esta semana.

A medida está a ser ponderada para ser aplicada em simultâneo com o englobamento dos rendimentos prediais no IRS, uma obrigatoriedade que poderá levar ao agravamento da fatura fiscal de alguns contribuintes. Mas as reservas quanto ao arranque do englobamento das rendas já em 2020 poderão ditar o adiamento da revisão dos atuais sete escalões do IRS para o OE de 2021 como forma de garantir “uma intervenção geral” ao nível deste imposto.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.