[weglot_switcher]

Governo prevê desemprego de 9,6% este ano e 8,7% em 2021

A previsão consta do cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Financeira e não tinha sido divulgada na quinta-feira aquando da apresentação do plano pelo Primeiro-ministro.
  • António Costa
7 Junho 2020, 09h06

O Governo prevê uma taxa de desemprego este ano de 9,6% e de 8,7% em 2021, segundo o cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Financeira.

A resolução do Conselho de Ministros que aprova este programa foi publicada no sábado à noite no suplemento do Diário da República e inclui as previsões do Governo para 2020 e 2021, que não tinham sido apresentadas na quinta-feira, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo.

“Em virtude do efeito das medidas de apoio ao emprego adotadas (no âmbito da pandemia da Covid-19), estima-se que a redução no emprego seja significativamente inferior à redução do PIB”, lê-se nas explicações que acompanham o quadro macroeconómico.

Em 2019, a taxa de desemprego foi de 6,5%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados no documento.

O cenário macroeconómico traçado pelo Governo indica também que a capacidade de financiamento da economia portuguesa deverá permanecer positiva em 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, uma redução de 0,5 pontos percentuais em relação a 2019 (0,8%). No próximo ano, deverá ser de 0,6% do PIB.

A descida é justificada com a “redução esperada no saldo da balança de bens e serviços”, segundo o executivo, acrescentando que “a balança de capital deverá continuar a contribuir positivamente para a capacidade de financiamento da economia”.

O Governo apresenta na terça-feira a proposta de orçamento suplementar deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.