[weglot_switcher]

Governo quer 200 mil trabalhadores com requalificação de competências até 2025

O Plano de Recuperação prevê ter 200 mil trabalhadores envolvidos em programas de requalificação de competências, com foco no digital, ao abrigo do “Emprego+Digital”. Programa será lançado no terceiro trimestre deste ano. O Governo quer ainda ter mais 800 mil trabalhadores com diagnósticos de competências digitais e planos de formação individual até ao terceiro trimestre de 2025.
4 Maio 2021, 18h15

O Governo comprometeu-se com Bruxelas em ter 200 mil trabalhadores de empresas envolvidos em programas de requalificação de competências, com foco no digital, até ao terceiro trimestre de 2025. Esta é uma das metas inscritas no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) enviado à Comissão, cuja versão integral foi publicada este domingo à noite. O programa será lançado ainda no terceiro trimestre deste ano, segundo o calendário previsto.

No âmbito da capacitação digital das empresas, o Executivo português apresenta no PRR duas metas concretas a serem concretizadas até ao terceiro trimestre de 2025. A primeira no âmbito do “Emprego+Digital” prevê ter 200 mil “trabalhadores de empresas envolvidos em programas de reskilling e upskilling presenciais, com foco nas competências digitais que enderecem as oportunidades e desafios específicos dos setores empresariais”. Segundo o cronograma será ainda no terceiro trimestre deste ano que irá identificar os domínios de capacitação relevantes para cada setor empresarial, bem como parceiros e stakeholders para a implementação do programa “Emprego+Digital” e lançar o programa de formação.

O programa será gerido pelo IEFP e implementado em parceria com a EMPD, as confederações empresariais, as associações empresariais associadas das confederações, centros de formação públicos e privados e instituições de ensino superior e segue o modelo do programa “Emprego+Digital”, lançado em 2020.

Paralelamente no âmbito da “Academia Portugal Digital”, prevê ter 800 mil trabalhadores com “diagnósticos de competências digitais, planos de formação individual e acesso a formação online” até ao terceiro trimestre de 2025. O Governo estipula nos milestones do investimento na capacitação digital das empresas até ao terceiro trimestre deste ano avançar com a “Academia Portugal Digital”, com o lançamento da plataforma online, definição dos processos de diagnóstico e disponibilização de formação online.

O PRR prevê que esta plataforma e programa de desenvolvimento de competências digitais irá permitir aos trabalhadores das empresas fazerem “uma autoavaliação do atual nível de competências digitais, considerando o quadro português de competências digitais (QDRCD) baseado na DigComp”, de forma a terem um plano personalizado de capacitação em competências digitais com metas concretas, bem como acederem a recursos de formação online que permitam adquirir novas competências e desenvolverem “um passaporte pessoal que discrimine e centralize a informação das competências digitais do trabalhador (em articulação sempre que justificável com outras sistemas já existentes, nomeadamente o passaporte Qualifica)”.

“Relativamente ao tecido empresarial, esta plataforma deve também permitir uma avaliação das competências digitais de cada empresa participante e contribuir para a identificação de prioridades de formação contínua, recrutamento e investimento”, pode ler-se no PRR, que define que a plataforma será desenvolvida e gerida pela Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD), em articulação com o IEFP, ANQEP e FCT. No entanto, abre a porta a que outros parceiros públicos e privados sejam envolvidos no projeto, nomeadamente as instituições de ensino superior, centros de formação, plataformas online de formação, fabricantes de software, bem como outros stakeholders públicos e privados, a par das confederações e associações empresariais.

O financiamento previsto no PRR para o conjunto dos dois programas é de 100 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.