O Governo quer menos burocracia nas escolas públicas a partir de setembro e desafiou professores e pessoal não docente a contribuírem com sugestões através de um formulário disponível até 09 de julho.
O formulário “Simplificar e Desburocratizar” está disponível na plataforma SIGRHE (Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação), de acordo com informação divulgada pelo Ministério da Educação na rede social Instagram.
Numa mensagem-vídeo, na mesma rede social, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, assegura que “o Governo está empenhado em digitalizar e simplificar processos dentro das escolas públicas já a partir de setembro”, assinalando que o executivo quer professores “livres para ensinar e não sobrecarregados com papéis que pouco contam para o sucesso educativo”.
“Conto com o vosso envolvimento para, juntos, fazermos a diferença no combate à burocracia”, exortou o ministro, esperando a tutela reunir “os contributos e sugestões dos docentes e pessoal não docente para a simplificação e digitalização dos procedimentos necessários às rotinas diárias de funcionamento das escolas”.
“Simplificar, reorganizar e eliminar processos que não servem à aprendizagem dos alunos nem contribuem para o bem-estar dos professores e do pessoal não docente”, reforçou Fernando Alexandre.
Numa carta dirigida aos professores, via Direção-Geral da Administração Escolar, o ministro lançou o mesmo desafio e agradeceu-lhes “o empenho ao longo de todo o ano letivo, fundamental para o sucesso dos alunos”.
O programa do novo Governo PSD/CDS liderado por Luís Montenegro elegeu o combate à burocracia como uma das suas prioridades.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com