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Governo quer privados na ampliação do porto e construção do aeroporto de Santo Antão

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, considera envolver o sector privado para viabilizar a construção do aeroporto de Santo Antão, já a partir de 2020, no quadro de uma parceria público-privada.
28 Agosto 2018, 15h03

O Governo admite a possibilidade de envolver o sector privado na construção do aeroporto de Santo Antão e a ampliação do porto do Porto Novo.

Segundo Olavo Correia, os estudos técnicos do aeroporto de Santo Antão decorrem desde 2016 e estão sendo ultimados, prevendo-se, a partir de 2019, a montagem do estudo económico e financeiro do projecto. O modelo de financiamento, ajuntou o governante, terá de ser “compatível com o contexto macro-económico do país”.

Com isso, o Governo quer evitar que o investimento na construção do aeroporto da Ilha das Montanhas – entre 18 milhões e 20 milhões de euros –  possa endividar ainda mais o país.

A Inforpress escreveu hoje que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também partilha da posição de Olavo Correia, afirmando que “o modelo futuro” adoptado pelo Governo na implementação de infra-estruturas aeroportuárias e portuárias no país passará, necessariamente, por parceria público-privadas.

“O modelo futuro de construção, ampliação e modernização dos aeroportos não passa, necessariamente, por investimentos públicos, mas sim por parcerias público-privadas com base em projectos viáveis e fundamentados. O mesmo se aplica aos portos”, notouUlisses Correia e Silva, na sua pagina de Facebook.

Em relação ao porto do Porto Novo, a agência cabo-verdiana de notícias ressalva que os autarcas santantonenses consideram “crucial” o projecto para o turismo de cruzeiros em Santo Antão e têm a esperança em que o mesmo venha a ser financiado no quadro da Zona Especial da Economia Marítima (ZEEM) de São Vicente. O chefe do Governo, aliás, já admitiu que a ZEEM “prevê fortes complementaridades económicas entre as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau”.

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