[weglot_switcher]

Governo vai lançar concurso público para pesquisa de lítio em 2020

O Executivo pretende criar um cluster do lítio no âmbito do desenvolvimento cada vez maior da indústria das baterias.
  • Extração de Lítio
17 Dezembro 2019, 08h00

O Governo prepara-se para lançar o concurso público para a pesquisa de lítio em 2020. A medida consta do relatório da proposta do Orçamento do Estado para 2020, entregue no Parlamento na segunda-feira.

O documento estipula que no próximo ano o Executivo vai “lançar o concurso público para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados, para nove áreas do território nacional, que se encontra a ser preparado de forma a assegurar uma exploração sustentável das reservas de
lítio existentes no nosso país”.

O objetivo passa por “desenvolver um cluster em torno deste recurso, que permita dar passos significativos e determinantes na cadeia de valor, ultrapassando as operações de mera extração e concentração, para investir também na metalurgia e em atividades de maior valor acrescentado no âmbito da indústria de baterias”.

No relatório do OE, o Governo destaca que “Portugal detém uma grande diversidade geológica, sendo rico em recursos minerais. A atividade mineira, sobretudo quando integrada numa estratégia industrial mais vasta, constitui uma oportunidade para a economia das regiões onde se insere, como fatores potencializadores da
valorização do território, do combate à desertificação e criação de emprego”.

Portugal conta com a sexta maior reserva mundial de lítio entre os nove países que produzem atualmente lítio, segundo um relatório elaborado pelo Governo norte-americano.

https://jornaleconomico.pt/noticias/portugal-511686

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.