O governo italiano avançou com a venda de 12,5% do capital do Banca Monte dei Paschi di Siena (BMPS), conseguindo um encaixe mínimo de 653 milhões de euros.
A operação foi efetuada através da oferta de 157,5 milhões de ações em “accelerated book building” – uma venda rápida das ações no mercado de capitais, anunciou o Ministério italiano das Finanças nesta terça-feira, num comunicado noticiado pela Bloomberg.
O BofA Securities, Citigroup Global Markets Europe AG, Jeffries e Mediobanca atuaram como coordenadores globais e “bookrunners”, segundo a agência de notícias.
O Estado fica ainda com uma posição de 26,7% no capital do banco italiano que foi resgatado na altura da crise financeira.
Esta venda faz parte do programa de privatizações lançado pelo executivo de Giorgia Meloni e que visa o encaixe de 20 mil milhões de euros.
Em novembro o governo italiano tinha alienado 25% do Monte dei Paschi por 920 milhões de euros.
Recorde-se que o Estado resgatou o banco mais antigo do mundo (fundado em 1472) por 5,4 mil milhões de euros em junho de 2017 (o processo iniciou-se em dezembro de 2016, tendo obtido luz verde da União Europeia seis meses depois), e injetou mais 1,6 mil milhões de euros no final de 2022.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com