Grândola oferece autocarro para transporte escolar a município de Cabo Verde

“A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, referiu o autarca de Tarrafal, na ilha de Santiago.

A Câmara Municipal do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, recebeu um autocarro novo de 32 lugares da congénere portuguesa Grândola, que vai reforçar a frota de transporte escolar. Trata-se, segundo o presidente do concelho do Tarrafal, José Nunes Soares, de uma oferta que além de reforçar o serviço de transporte escolar, vai ainda servir a cultura e a juventude.

Com essa entrega, lembrou, que a edilidade está a cumprir a promessa de que o município ia ter dois autocarros a funcionar nesse ano letivo 2019/2020 para o transporte escolar. Na ocasião, o autarca anunciou a chegada de mais um autocarro e duas ambulâncias para servir Tarrafal e toda região Norte da ilha de Santiago, e ainda de um camião de combate a incêndio.

Relativamente ao camião de combate a incêndio, informou que o mesmo, de momento, se encontra no Porto da Praia, reforçando que assim como o transporte escolar, esta é uma outra preocupação e necessidade desse município. “A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, conclui o edil tarrafalense.

Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal de Grândola Fernando Sardinha disse que a entrega desse autocarro representa o contributo do seu município para o desenvolvimento do Tarrafal. Aliás, lembrou, que os dois municípios partilham muitas características e potencialidades no sector do turismo, e que também têm vários problemas e desafios comuns.

A cerimónia, em que estiveram presentes alunos, professores e pais e encarregados de educação, contou, de entre outras, com a intervenção da delegada do Ministério da Educação, Judite Costa, que manifestou a sua satisfação em nome de toda a comunidade educativa.

Esta doação, segundo esta responsável, vai ter um “impacto grande” para a educação nesse concelho, tendo em conta as dificuldades que os alunos têm para chegar as escolas, referindo-se a dispersão das localidades e dificuldades financeiras dos pais e encarregados de educação.

Daí, que aproveitou a presença dos alunos para pedi-los para se esforçarem e se dedicarem mais, isto porque, lembrou, o retorno que se espera é o sucesso deles. O município português entregou ainda ‘kits’ escolares e materiais desportivos à edilidade tarrafalense.

Ler mais
Recomendadas

BIC Cabo Verde tem apenas 12 trabalhadores e lucrou 5,2 milhões de euros em 2018

O banco BIC Cabo Verde (BIC-CV), participado pela empresária angolana Isabel dos Santos e que está a ser inspecionado pelo banco central cabo-verdiano, apresentou lucros de mais de cinco milhões de euros em 2018, tendo apenas 12 trabalhadores.

Ministro das Finanças de Cabo Verde garante que fundo soberano estará operacional em 2020

O processo de montagem do fundo soberano de 90 milhões de euros está em curso e o mesmo deve estar operacional ainda este ano, garantiu o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças cabo-verdiano.

Cabo Verde e Estados Unidos vão alargar cooperação bilateral na Defesa

O ministro cabov-verdiano Luís Filipe Tavares explicou que o leque de cooperação entre os dois países é “muito vasto”, avançado que Cabo Verde vai passar a ter mais três navios apropriados para a vigilância costeira.
Comentários