Grândola oferece autocarro para transporte escolar a município de Cabo Verde

“A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, referiu o autarca de Tarrafal, na ilha de Santiago.

A Câmara Municipal do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, recebeu um autocarro novo de 32 lugares da congénere portuguesa Grândola, que vai reforçar a frota de transporte escolar. Trata-se, segundo o presidente do concelho do Tarrafal, José Nunes Soares, de uma oferta que além de reforçar o serviço de transporte escolar, vai ainda servir a cultura e a juventude.

Com essa entrega, lembrou, que a edilidade está a cumprir a promessa de que o município ia ter dois autocarros a funcionar nesse ano letivo 2019/2020 para o transporte escolar. Na ocasião, o autarca anunciou a chegada de mais um autocarro e duas ambulâncias para servir Tarrafal e toda região Norte da ilha de Santiago, e ainda de um camião de combate a incêndio.

Relativamente ao camião de combate a incêndio, informou que o mesmo, de momento, se encontra no Porto da Praia, reforçando que assim como o transporte escolar, esta é uma outra preocupação e necessidade desse município. “A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, conclui o edil tarrafalense.

Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal de Grândola Fernando Sardinha disse que a entrega desse autocarro representa o contributo do seu município para o desenvolvimento do Tarrafal. Aliás, lembrou, que os dois municípios partilham muitas características e potencialidades no sector do turismo, e que também têm vários problemas e desafios comuns.

A cerimónia, em que estiveram presentes alunos, professores e pais e encarregados de educação, contou, de entre outras, com a intervenção da delegada do Ministério da Educação, Judite Costa, que manifestou a sua satisfação em nome de toda a comunidade educativa.

Esta doação, segundo esta responsável, vai ter um “impacto grande” para a educação nesse concelho, tendo em conta as dificuldades que os alunos têm para chegar as escolas, referindo-se a dispersão das localidades e dificuldades financeiras dos pais e encarregados de educação.

Daí, que aproveitou a presença dos alunos para pedi-los para se esforçarem e se dedicarem mais, isto porque, lembrou, o retorno que se espera é o sucesso deles. O município português entregou ainda ‘kits’ escolares e materiais desportivos à edilidade tarrafalense.

Ler mais
Recomendadas

Orçamento da CPLP para 2021 terá “crescimento zero” mas redução de custos

O orçamento da organização, suportado pelas contribuições dos seus nove Estados-membros, foi de 2.734.731,15 euros para o exercício de 2020. O Conselho de Ministros extraordinário deve realizar-se entre 7 e 9 de dezembro.

Cabo Verde prevê linhas de crédito para pequenos produtores agropecuários

Agricultura representa 8% do PIB de Cabo Verde. Governo cabo-verdiano fala na necessidade de medidas extraordinárias e urgentes “de modo a evitar interrupções na produção e no abastecimento regular de alimentos à população”.

Histórico complexo salineiro na ilha do Sal vai ser recuperado e ter museu

O ministro da Cultura cabo-verdiano definiu esta quarta-feira o restauro do complexo industrial salineiro de Pedra de Lume, que prevê um museu dedicado à secular atividade, como uma obra “prioritária” do Governo para o pós-pandemia.
Comentários